quinta-feira, outubro 09, 2008


*Por motivo de superlotação, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS que atende a pacientes do SUS está fechada por tempo indeterminado. Com 11 leitos, o serviço estava atendendo a 28 pacientes esta manhã. A direção solicita que a população procure outras instituições de saúde.

* O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), em parceria com o Programa Geron, realiza, a partir da próxima quinta-feira, 16 de outubro, palestras e atividades ambientais voltadas a pessoas com mais de 60 anos. Os encontros "Vida com Ciência" abordarão árvores, aves, caracóis, lesmas de jardim e borboletas. Serão sempre às quintas-feiras, das 14h30min às 16h, até 27 de novembro. Quem deseja participar pode se inscrever, por 20 reais, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).Segue abaixo a programação:16 de outubro
Tema: Árvores da Minha Rua
Resumo: Despertar a percepção e o gosto pelas arvores, principalmente aquelas de contato diário.23 de outubro
Tema: Caracóis e Lesmas dos nossos jardins: Quem são? Como controlar?
Resumo: Proporcionar o conhecimento da fauna de caracóis e lesmas comuns nos jardins e fornecer dicas de como evitá-las de forma natural.13 de novembro
Tema: Aves, conhecer para preservar
Resumo: Fornecer subsídios para um maior conhecimento das aves que rodeiam e da importância delas para a conservação do meio ambiente.27 de novembro
Tema: Borboletas do Meu Jardim
Resumo: Esclarecer dúvidas e curiosidades sobre as borboletas e mariposas bem como demonstrar a importância delas.
* O Dia das Crianças será neste domingo, 12 de outubro, e uma boa dica de diversão com conhecimento é visitar o e-book "Ler e Brincar", por meio do site www.pucrs.br/edipucrs/lerebrincar_narrativa/lerebrincar_narrativa.swf. É uma história sobre a arte de criar histórias, uma narrativa apresentada em forma de hipertexto, com o objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. Os exercícios enfatizam os elementos essenciais da narrativa - tempo, espaço, personagem -, e a sua estrutura. A história se baseia na personagem Tecelina, que segue sua vida por meio de um emaranhado criado a partir da vida de parentes e amigos.Além da navegação por essa história, ainda são apresentadas no e-book atividades que trabalham conceitos fundamentais da narrativa, como o tempo, o espaço e a construção das ações das personagens e suas ações. Coordena o trabalho a professora da Faculdade de Letras (Fale) Vera Teixeira de Aguiar.
* Na próxima segunda-feira, 13 de outubro, haverá feriado escolar na PUCRS. O motivo é a antecipação do feriado comemorativo ao Dia do Professor e do Auxiliar de Administração Escolar que será na quarta-feira, dia 15. Também serão suspensas as atividades administrativas.

* Por meio de tele-aulas virtuais, estudantes e acadêmicos da PUCRS e das Universidades de Aachen (Alemanha), Médica de Kaunas (Lituânia) e Médica de Varsóvia (Polônia) se encontrarão para trocar experiências e projetos na área da saúde. As vídeo-conferências ocorrerão nos dias 28 de outubro, 4 e 11 de novembro, das 11h45min às 14h, na sala de aula da Pós-Graduação em Medicina, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Serão apresentados casos de neurocirurgia, cardiologia e problemas de saúde ligados a distúrbios genéticos. No dia 28, a Faculdade de Informática e o Centro de Microgravidade da Faculdade de Engenharia mostrarão o projeto do "Olho Virtual", que é a modelagem em 3D de um olho. Participam também a Faculdade de Medicina e a Liga de Telemedicina e Telessaúde da Universidade. Informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4402.
* A edição deste mês do Projeto Fé e Cultura ocorre na próxima terça-feira, 14 de outubro. O tema abordado será "Dor e Santidade - O caso da tuberculose". Os palestrantes serão o irmão marista Jaime Biazus e o coordenador do Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional (ligado ao Instituto de Pesquisas Biomédicas), professor da Faculdade de Farmácia e assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Diógenes Santiago Santos. O evento ocorre a partir das 18h15min no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
* Em meio a crise financeira nos Estados Unidos e a instabilidade nas bolsas de valores em todo o mundo, o Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) irá orientar investidores e interessados no tema sobre como proceder. Na próxima quarta-feira, 15 de outubro, ocorre a palestra "Como Operar com o Mercado em Queda", que apresentará formas de operação na bolsa de valores e como os operadores profissionais usam a queda para ganhar dinheiro.
Início:15/10/2008 - 06:09Final15/10/2008 - 07:09Fuso horário:Etc/GMT-2No dia 22 de outubro, a atividade "Investimentos de Baixo Risco - Previdência XP" avaliará as principais vantagens de uma previdência privada. As palestras ocorrem das 18h às 19h, na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do site http://www.labmec.com.br/. Outras informações pelo telefone (51) 3384-4449.
* Professores de ensino médio que atuam nas Escolas Maristas do Rio Grande do Sul se encontrarão na PUCRS no dia 18 de outubro. Estarão reunidos docentes das disciplinas de Educação Física, História, Biologia, Física, Filosofia, Inglês, Espanhol, Sociologia e Artes. A Universidade apresentará sua estrutura acadêmica e realizará palestras sobre docência, promoverá diálogos por áreas, e propiciará visitas às unidades acadêmicas. Os professores serão recepcionados, das 9h as 15h30min, no auditório do prédio 9, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
* Mecânica e Fluidos são os assuntos do próximo encontro "Física Experimental para Vestibulandos", que a PUCRS realiza no dia 17 de outubro (sexta-feira). Nas aulas são apresentadas experiências envolvendo conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares e resolvidas questões sobre a disciplina. A atividade ocorre a partir das 14h no auditório da Faculdade de Física, prédio 10 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/fisica ou telefone (51) 3320-3535.

* Apesar de conhecida do público, a cirurgia da obesidade, pelo grau de risco é indicada apenas para pessoas cujo Índice de Massa Corporal (IMC) seja igual ou maior a 40, o que configura a obesidade mórbida, e desde que a doença seja agravada pelo excesso de peso e patologias associadas. O IMC é calculado dividindo-se a altura pelo peso. Para ter uma idéia, o IMC de uma pessoa com peso normal varia de 18,5 kg/m2 a 24,4 kg/m2. "Cerca de 15% do total de pacientes que nos procuram não precisam fazer o procedimento", esclarece o diretor cirúrgico do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS), Cláudio Mottin. Há hoje algumas técnicas utilizadas no procedimento. Cada técnica é adequada ao perfil e as expectativas do paciente. "Quem gosta de doces ou é muito beliscador geralmente não se dá bem com a banda gástrica porque os alimentos pastosos deslisam sem dificuldade pelo anel e a pessoa engorda. Pessoas que consomem muito carboidratos têm mais resultados com as cirurgias disabsortivas", destaca, ainda, o cirurgião. Segundo Mottin, o índice de mortalidade decorrente da cirurgia gira em torno de 1% no Brasil, índice igual a de outros países. Daí a importância de esclarecer sobre as indicações e contra-indicações da cirurgia. Pacientes que já operaram serão convidados a dar seus depoimentos. Para os interessados (operados e não operados SUS/Convênios) de todo o Estado em saber mais sobre o processo que envolve o tratamento pré-operatório e pós-operatório, o COM/HSL/PUCRS realiza, no segundo pavimento do Hospital da PUCRS, no Anfiteatro Irmão José Otão (Ipiranga, 6.690), palestra gratuita com a equipe multidisciplinar a respeito do tema. Será nesta sexta-feira, dia 10/10, a partir das 18h. Informações pelo telefone: (51) 3320-5002.

Nenhum comentário: