sexta-feira, outubro 10, 2008

Botânico é o maior ponto turístico de Curitiba

O Jardim Botânico da capital do Paraná foi inaugurado em 1991.
Na enquete realizada no Paraná-Online venceu a questão número dois. A pergunta era: "Qual o melhor ponto turístico de Curitiba?". Com 416 votos a questão vencedora foi: "O Jardim Botânico. É o cartão postal da cidade e referência nacional". Em segundo lugar aparece a alternativa: "O Museu Oscar Niemeyer. A arte e a beleza do museu valem a pena", com 93 votos. Em último: "O Relógio das Flores. É um patrimônio histórico de Curitiba e do Paraná", que acumulou 81 votos.
O Jardim Botânico foi inaugurado em 1991 com uma área de 245 mil m². Sua arquitetura foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres no século 19. É um dos principais pontos turísticos de Curitiba e do estado do Paraná.
O Relógio das Flores está localizado no setor histórico da cidade, na Praça Garibaldi. Ele foi oferecido por joalheiros, em 1972. A partir de 78, as flores do canteiro começaram a ser repostas a cada trimestre, obedecendo à floração de cada estação. Seu sistema de funcionamento é baseado na emissão vibrátil do quartzo, que oferece maior precisão. O acionamento dá-se pelo envio de impulsos eletrônicos de um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário.
O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 com o nome de Novo Museu. No ano seguinte seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista. O Museu foi erguido em menos de sete meses e estima-se que custou cerca 50 milhões de reais. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café, elevadores e espaços de lazer.

Nenhum comentário: