terça-feira, outubro 07, 2008

Professor, escritor, Fisher - que mora no Jardim Botânico - orienta caminhada temática no sábado.
* Mais uma edição da Feira do Gibi pode ser visitada até sábado, 11, das 9h às 18h, nos altos do Mercado Público Central. Nove bancas colocam à venda mais de quatro mil revistas em quadrinhos, entre clássicos e novidades, com preços que variam de R$ 1 a R$ 50. A Feira do Gibi é realizada no primeiro sábado de cada mês. Duas vezes por ano, no entanto, o evento tem edição especial, com sete dias de duração. A promoção é da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).

*Em razão da realização de obra de fresagem e asfaltamento executada pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o bloqueio de um terço de pista ao trânsito de veículos na Av. Ipiranga (sentido bairro-Centro), entre a Rua São Manoel e a Av. Azenha, até sexta-feira, 10, das 9h às 17h. A ponte que dá acesso ao Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Ufrgs ficará bloqueada ao tráfego de veículos até o dia 17 de outubro, sexta-feira, em razão de uma obra de revestimento asfáltico para a universidade. As linhas de ônibus do Consórcio Unibus, Carris e ATL que utilizam o trecho bloqueado terão seu itinerário alterado e sairão pela entrada principal do Campus, ao lado do Colégio Aplicação. Os trabalhos estão em andamento.
* Um passeio pela literatura será o enfoque da próxima edição do Viva o Centro a Pé no sábado, 11. Desta vez, a caminhada será acompanhada pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer. Quem quiser participar, pode se inscrever gratuitamente pelos telefones 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentro@yahoo.com.br.
O roteiro de aproximadamente duas horas começa às 10h, com saída do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho (encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano). Segue pela Avenida Borges de Medeiros, passando pela Livraria do Globo, Chalé da Praça XV, Mercado Público e Paço Municipal. Depois, os participantes seguem pelo Largo dos Medeiros, Rua da Praia, Praça da Alfândega e Rua Caldas Jr., dirigindo-se à Rua Riachuelo, onde ocorre o Caminho do Livro.
Em caso de chuva, o roteiro será transferido para o sábado seguinte. Quem quiser, poderá doar alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Existem caixas para recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
Luís Augusto Fischer - É professor e escritor formado pela Faculdade de Letras da Ufrgs. Tem mestrado e doutorado (com tese sobre Nelson Rodrigues) também pela Ufrgs, onde leciona Literatura Brasileira desde 1985. Escreve regularmente para vários jornais, como Zero Hora, Folha de São Paulo e ABC Domingo. Também colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem vários livros publicados nas categorias conto, crônica, ensaio e teoria literária, entre os quais estão Dicionário de Porto-alegrês, Literatura Gaúcha – História, Formação e Atualidade e Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A iniciativa é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC) e do Programa Viva o Centro. Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Caminho dos Antiquários Integra o Viva o Centro, um dos 21 programas estratégicos do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A Rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.


Nenhum comentário: