segunda-feira, outubro 06, 2008

* Os diversos fatores que podem levar alguém a ter depressão, como a herança genética, a história, a vida atual das pessoas e mais questões serão avaliadas no curso "Depressões". Promovidos pela Faculdade de Psicologia, os encontros ocorrerão nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de outubro, com o psicanalista Luis Hornstein, que também é presidente da Sociedad Psicoanalítica del Sur e da Fundacíon para el Estudio de la Depressíon de Buenos Aires. Hornstein também é professor convidado de pós-graduação em diversas instituições argentinas e no exterior. As aulas serão realizadas no auditório do prédio 9 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) na quinta-feira, das 19h às 22h15min, e na sexta-feira, das 14h às 17h30min e das 19h45min às 22h15min. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central. Informações pelo telefone (51) 3320-3680. Segue abaixo a programação completa:9 de outubro - Quinta-feira19h: Lançamento do livroAs depressões - afetos e humores de viver19h45min - 22h15min: Curso 1ª ParteNarcisismo hoje e ontem; Narcisismo trófico, repetição e criação; Déficit e conflito; Auto-estima, Identidade, Alteridade; Ao eu passa de tudo; Patologias do narcisismo.10 de outubro - Sexta-feira14h - 17h30min: Curso 2ª ParteAs depressões: entre bioquímica e história; Reducionismo ou complexidade; Depressão e Auto-estima: Narcisismo infantil, ganhos egóicos, relações, projeto; Narcisismo e vínculos: ser e ter; Depressão na vida cotidiana: Lutos e Traumas.19h45min - 22h15min: Continuação CursoO sujeito como devir: trajeto identificatório; História, azar, determinismo: em direção a um novo paradigma; História recursiva: séries complementares; Clínica da Depressão; Projeto Terapêutico nas Depressões.
* O professor Francisco Munõz Conde, catedrático de Direito Penal da Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, Espanha, participará de aula inaugural na Faculdade de Direito da PUCRS na próxima terça-feira, 14 de outubro. Munõz Conde é uma das maiores autoridades em direito penal no mundo, autor de dezenas de livros sobre o assunto e renomado pesquisador. Atua desde 1970 como professor na universidade espanhola, lecionando na área de direito penal, direito penal econômico, criminologia e direito penitenciário, tanto na graduação como na pós-graduação. É doutor em Direito pela Universidade de Sevilla, com lauda acadêmica, sendo autor de dezenas de obras, entre elas "El delito de alzamiento de bienes", em 1970; "Introducción al Derecho penal", de 1975; "Teoría General del Delito", 1982; "La reforma penal de 1983"; "Derecho Penal y Control Social", em 1985. Foi co-autor de muitos outros títulos, contribuindo também com centenas de artigos e obras coletivas em espanhol, alemão, português, francês, italiano e inglês. Em dezembro de 2007 ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade. A aula inaugural já está com as inscrições encerradas.
Contatos para entrevistas com Munõz Conde podem ser feitos por meio da Assessoria de Comunicação Social, nos telefones (51) 3320-3503 ou (51) 3320-3500, ramais 4313 ou 8320.
* O que o idoso precisa saber para ter um bom sono será o tema apresentado pelo geriatra Andre Moschetta na próxima quinta-feira, 9 de outubro. Ele dará dicas para os mais velhos sobre como dormir bem no Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade. O evento tem entrada franca e ocorre às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
* Com a área de concentração em Sistema Penal e Violência, o Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS recebe inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos, até 21 de novembro. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As linhas de pesquisa oferecidas são Criminologia e Controle Social e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Outras informações no telefone (51) 3320-3537.
* A próxima apresentação do projeto Sobremesa Musical terá a participação do Quarteto de Trombones e Percussão da Orquestra Filarmônica da Universidade, com o espetáculo "Tromboneando". A atividade será realizada nesta quarta-feira, 8 de outubro, e serão executadas canções de Pink Floyd, Paul Mc Cartney, John Lennon, Elvis Presley, entre outros. O evento tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
* A Faculdade de Farmácia da PUCRS comemora 15 anos nesta terça-feira, 7 de outubro. Para lembrar a data, será realizada uma missa às 18h30min na Igreja Cristo Mestre, no Campus Central da Universidade. Atualmente, o curso de Farmácia oferece 60 vagas, e já formou mais de 900 profissionais. Durante a graduação, os alunos realizam estágios e atividades de pesquisa no Hospital São Lucas, Instituto de Pesquisas Biomédicas, Tecnopuc, Instituto de Toxicologia e Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, e podem, com a prática, participar de grupos de pesquisa e ações comunitárias. Também são promovidas atividades de extensão nas áreas de farmacovigilância, cosmetologia, parasitologia, toxicologia, plantas medicinais, imunologia, entre outros. "Durante esses 15 anos podemos dizer que a Faculdade de Farmácia nunca parou de investir em melhorias, e busca atender às demandas da sociedade, que são dinâmicas, com excelência nas atividades que desenvolve", ressalta a diretora, Flavia Valladão Thiesen.
Entre os setores da Faculdade, se destacam a FarmáciaEscola, que realiza a "Campanha pelo uso racional de medicamentos", que recebe remédios vencidos ou que não são mais utilizados com a intenção de conscientizar os usuários e evitar os problemas decorrentes do uso ou descarte inadequado das drogas. A FarmáciaEscola também participa do projeto "Programa de Extensão da Farmácia Popular", em parceria com o Ministério da Saúde, e que oferece a população medicamentos anticoncepcionais, para hipertensão e diabetes, entre outros, com até 90% de desconto. A idéia é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Faculdade de Farmácia fica no do prédio 12 do Campus Central da PUCRS. O site é www.pucrs.br/farmacia e o telefone para contato (51) 3320-3512.

Nenhum comentário: