segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Desconto no IPTU e lixo só vai até este dia 10

As guias com a nova oportunidade de desconto para o pagamento com abatimento de 10% em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) já estão sendo encaminhadas às residências pelos Correios. Os contribuintes têm prazo de pagamento até 10 de fevereiro. As novas guias vêm acompanhadas do carnê com a opção de parcelamento em dez vezes, sem desconto, com primeiro vencimento em 8 de março (veja vídeo).
A guia também pode ser acessada no site da prefeitura, no link direto www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/GUIANOVA ou na página da Secretaria da Fazenda, no espaço IPTU, mediante informação da inscrição do imóvel.
Mais de 250 mil contribuintes já aproveitaram o desconto de 20%. Até 2 de janeiro, data limite do abatimento, foram quitadas 254 mil guias, que representam 49% do total de 518.795 documentos emitidos. No mesmo período do ano passado, 50% das guias foram pagas com o desconto máximo.
Arrecadação - O pagamento antecipado gerou uma arrecadação de R$ 180 milhões, correspondente a 43% do total lançado. O secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, informa que o resultado ficou dentro da previsão. “Tradicionalmente os contribuintes aproveitam a facilidade, que é um dos maiores descontos entre as capitais”, afirma.
Conforme prevê a legislação municipal, a correção do tributo e da taxa é feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses (dezembro de 2007 a novembro de 2008), correspondente a 6,39%.
IPTU e TCL 2009 - 10% de desconto para pagamento até o dia 10 de fevereiro- parcelamento em dez vezes, sem desconto, com primeiro vencimento em 8 de março
InformaçõesLoja de Atendimento da Secretaria Municipal da FazendaTravessa Mário Cinco Paus, s/nº - CentroTelefones: 3289-1540 / 1550Horário: das 9 às 16 horasSite: www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/GUIANOVA

Nenhum comentário: