quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre.
*Travessia entre Nós segue temporada no mês de fevereiro na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O monólogo dirigido por Celso Veluza conta com a atuação de Gabriel de Negreiros. O espetáculo alia o denso conteúdo do texto de Nietzsche à performance corporal de Negreiros e à direção de Veluza. Destaque também para a trilha sonora que inclui o compositor alemão Richard Wagner e o heavy metal da banda alemã Rammstein.
Baseada em fragmentos do livro "Assim Falava Zaratustra", do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a peça conta as inúmeras faces do homem dentro e fora de seu universo, buscando uma reflexão sobre os valores mundanos no que tange a relação homem-sociedade. O trabalho aborda os conceitos de Estado, religião e a libertação do ser humano
O espetáculo Travessia entre Nós integra o projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Direção: Celso Veluza

Ator: Gabriel de Negreiros

O quê: Travessia entre Nós – Cia A Hora do Anjo

Quando: 7, 8, 14 e 15 de fevereiro (sábados e domingos) às 20h

Onde: Sala 502, 5° andar do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551)

Ingresso: R$ 10 (desconto de 50% para estudantes, idosos, classe artística e assinantes do Correio do Povo)




*Os interessados em comercializar lanches e outros alimentos durante o Carnaval 2009 devem fazer inscrição amanhã, 5, e sexta-feira, 6, na Supervisão de Economia Solidária da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). O horário é das 9h às 12h e das 14h às 17h, e o endereço, avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16). O sorteio público será realizado na segunda-feira, 9, às 10h, no auditório da secretaria. As licenças são para a Praça de Alimentação do Complexo Cultural Porto Seco, dias 13, 14, 20, 21, 22 e 28 de fevereiro.

Pré-requisitos - É necessário preencher a ficha de inscrição, assinada pelo titular e pelos auxiliares, apresentar original e cópia da identidade e do CPF do titular; cópia da identidade e do CPF dos auxiliares; comprovante de residência em Porto Alegre, no nome do titular ou do cônjuge, acompanhado da certidão de casamento ou comprovante de união estável.

Regulamento, certificados e equipamentos - Original e cópia do certificado de participação do titular e dos auxiliares na palestra sobre Higiene de Alimentos, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com data posterior a janeiro de 2004 (ramos 1, 2, 3, 5, 7 e 10); licença (em validade) do titular para Produção Caseira e Venda, expedida pela SMS-CGVS-EVA para os ramos 4, 6, 8 e 9; certificado de participação (do titular) no Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, homologado pelo NVP-alimentos, para os ramos 3 e 5.

Também é preciso apresentar a relação dos equipamentos elétricos e a gás que serão utilizados, indicando potência e voltagem. O regulamento completo pode ser retirado na Supervisão de Economia Solidária da Smic. Mais informações nos telefones 3289-4713 e 3289-4712.



*A reforma do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues estará concluída até o final de março. A previsão é do engenheiro técnico da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Sérgio Menna. Entre as benfeitorias, foi trocado o telhado, que apresentava problemas estruturais desde a inauguração do prédio, em 1978. Uma escada metálica foi instalada para acesso exclusivo ao camarim do Teatro Renascença. Na biblioteca, foram feitas melhorias no espaço destinado à leitura infantil. O Centro Municipal de Cultura localiza-se na Avenida Erico Verissimo, 307, bairro Menino Deus.
Menna relata que o telhado e a fachada do Teatro Renascença estavam com sérios problemas. "Depois do trabalho concluído, o teatro irá funcionar melhor", explica. (Veja Vídeo). O engenheiro acrescenta que a reforma não altera as características arquitetônicas do prédio. O custo total das obras será de R$ 1,136 milhão. Ainda falta concluir a pintura externa do prédio, a manutenção dos letreiros, painéis de programação e iluminação. O passo seguinte será a troca completa da fiação elétrica.
Há mais de 10 anos as paredes do CMC estavam pichadas e o cercamento só aconteceu em 2005. Para proteger a nova pintura, seis câmeras de vigilância serão instaladas, com monitoramento da Guarda Municipal dentro do prédio, tal como já acontece na Usina do Gasômetro, com 30 câmeras instaladas em outubro do ano passado.
O Centro Municipal de Cultura concentra várias atividades da Secretaria Municipal da Cultura. Entre seus equipamentos estão o Teatro Renascença (300 lugares), a Sala Álvaro Moreyra (140 lugares), a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, a Livraria Ilhota (que comercializa as publicações e CDs da secretaria e do Fumproarte), o Atelier Livre, as coordenações de Artes Cênicas (teatro e dança) e Literatura (incluindo Editora da Cidade), além de um bar.

Nenhum comentário: