quinta-feira, fevereiro 05, 2009

*No próximo dia 13/02 (sexta-feira), a partir das 18h, no Anfiteatro Irmão José Otão (Av. Ipiranga, 6.690), ocorre a reunião mensal promovida pela equipe multidisciplinar do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS). A palestra é gratuita e esclarece dúvidas, apresenta técnicas e indicações para os diversos casos da obesidade.
Segundo os especialistas, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública deste novo milênio, acometendo quase um terço da população mundial. Somente na América Latina, é possível que cerca de 200.000 pessoas morram por ano em decorrência das complicações da obesidade. "A questão da obesidade não é só estética. No Brasil, a procura por cirurgias plásticas está entre as maiores do mundo, mas a questão da obesidade é um assunto da saúde", comenta o diretor técnico e coordenador cirúrgico do COM, Cláudio Mottin, diretor. Segundo o cirurgião, os hábitos de vida contemporâneos, principalmente em cidades mais desenvolvidas, geram problemas como estresse, alimentação inadequada, longos intervalos sem ingesta de alimentos e excesso de calorias.
"Quanto maior for este índice, mais freqüentes e graves serão as doenças associadas". Pessoas com IMC superior a 35 kg/m² são mais sujeitas a doenças cardíacas e vasculares (coronariopatias e hipertensão arterial), diabetes, insuficiência pulmonar, distúrbios metabólicos (hiperlipidemia), doenças da vesícula biliar (cálculos), doenças que afetam as articulações (osteoartrose degenerativa), aumento do risco de desenvolver câncer (endométrio, mama, intestino, próstata), além de problemas psicológicos com desajustes sociais e familiares.

SERVIÇO Palestra: "Tratamento da Obesidade"
Data: 13/02/2008 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Público-alvo: operados, não-operados e demais interessados
Local: Auditório do HSL - 2º andar – Av. Ipiranga, 6.690
Evento Gratuito: Informações e Inscrições: (51) (51) 3336-0890/3320-5002

Nenhum comentário: