quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Fernanda Zaffari: ela é profissional multimídia

Fernanda: ela cuida da vida dos VIPs.
Fernanda Zaffari - 30/04/2004

Em apenas oito anos de carreira no jornalismo, ela já pode considerar-se uma profissional multimídia. Começou como estagiária de produção de programas de rádio e hoje está entre os colunistas mais disputados na cobertura de eventos sociais e culturais. Mas, para Fernanda Basso Zaffari, não é tarefa fácil participar da maioria dos eventos e relacionar-se com os “Very Important People” da sociedade gaúcha – mesmo que ela seja uma simpática e extrovertida jornalista. Fernanda sempre teve como hábito fazer muitas atividades ao mesmo tempo. Como ela própria define: “Não consigo fazer só uma coisa, tenho que fazer duas ou três”.
Praticou balé clássico, contemporâneo e dança flamenca até a adolescência, razão pela qual é, desde criança, acostumada com platéias e a lidar com o público. Integrou o grupo de danças da Escola Maria Júlia da Rocha, o Majuro, e participou de muitos espetáculos e apresentações. O talento de bailarina chegou até Nova York, onde por duas vezes se apresentou juntamente com o grupo. Após o término do ensino médio, em 1991, a porto-alegrense decidiu realizar um sonho: aperfeiçoar-se como dançarina nos Estados Unidos. Lá, estudou durante um ano na Academia de Artes de Chicago. “Eu levava muito a sério a dança. Passava muito tempo ensaiando, fazia muitas aulas e ainda outros cursos. Grande parte da minha disciplina eu conquistei com a atividade”, garante.
Ao retornar a Porto Alegre, decidiu que iria realizar um curso superior. Ingressou na PUC, em 1993, para estudar Jornalismo. Pouco tempo depois, decidiu cursar Administração de Empresas. “Quando começaram a encher o quadro de números e cálculos, eu percebi que aquilo não era para mim”, relembra.
Timidez vencida
Sobre Fernanda, uma primeira curiosidade está sempre depositada no sobrenome Zaffari – herdado do pai, que não atua no ramo de supermercados, sendo responsável por outra rede de empresas da família, a de transporte e turismo. Mas ela assegura que não foi relevante para conquistar o primeiro emprego, como estagiária de produção na Rádio CBN, em 1996.
Desde então, ela já passou por quase todos os veículos do Grupo RBS e agrega uma experiência desde a produção de um programa até sua apresentação. Em 1997, formou-se em Jornalismo na Famecos e também no projeto Caras Novas, da RBS. No mesmo ano, passou a trabalhar também na rádio Gaúcha, onde produziu os programas “Gaúcha Entrevista” e “Jornada Esportiva”. A primeira vez que Fernanda atuou em televisão foi para substituir uma colega na reportagem da RBSTV. Segundo conta, sempre teve um bloqueio e uma inibição em aparecer na tela. “Ficava muito nervosa antes de entrar no ar, até para gravar um off. Não sei o que acontecia, eu sempre fui falante, comunicativa e muito desinibida”.
A timidez com a televisão foi superada logo depois de começar a atuar efetivamente na TV, em 1998, na apresentação do programa “Notícias”, do Canal Rural. Um ano depois, assumiu como apresentadora do “Bom Dia Rio Grande” e a edição do Jornal do Almoço, ambos da RBSTV. Em janeiro de 2001, Fernanda foi para a terceira mídia do grupo, a impressa, com a assinatura da coluna dominical no Caderno Donna, do jornal Zero Hora, juntamente com o fotógrafo Guaracy Andrade. Em junho, a coluna passou a ser diária e Fernanda, a colunista da RS Vip.
Hoje, a jornalista orgulha-se em dizer que foi muito importante para seu aprendizado profissional a experiência obtida nos três principais meios da comunicação. Destaca também que sua realização profissional é fruto das passagens pelas mais diversas áreas do jornalismo. “Faço jus a minha ascendência italiana. Sou muito gringa e por isso acho que a gente tem que trabalhar na cozinha antes de ser chefe. Na minha carreira aconteceu assim. Comecei trabalhando na produção do jornalismo para depois chegar na linha de frente”, salienta.
Os VIPs
Circular entre os colunáveis e personalidades da sociedade gaúcha é, além de trabalho, um prazer para Fernanda. Muito satisfeita com o desempenho e retorno positivo da coluna, ela revela que um de seus objetivos é tentar atender a maioria dos convites recebidos diariamente. São muitos e-mails e telefonemas que a colunista recebe, quase todos convites para os acontecimentos sociais mais badalados da capital.
Ela não se importa, ao contrário, admira as pessoas que ligam pessoalmente para convidá-la para algum evento e admite que adora atendê-las. Devido aos inúmeros eventos que são realizados no mesmo dia, não há como comparecer a todos e, por isso, é obrigada a estabelecer algumas prioridades. “É um trabalho de três turnos. Fica meio complicado de conciliar”, afirma Fernanda, destacando que dedica a manhã para editar a coluna, a tarde para realizar entrevistas e a noite para cobrir os eventos.
“O mais legal da minha atividade são os relacionamentos, conhecer pessoas interessantes, saber mais do que elas estão fazendo. Um pessoa pode aparecer na coluna social por vários fatores, pela posição que ocupa na sociedade ou pelo destaque no trabalho”, explica. Embora sua presença seja muito requerida nos acontecimentos, Fernanda não gosta muito de ser o foco das atenções. “Eu procuro tirar o foco de mim. O meu negócio é fazer os outros aparecerem e não entrar na disputa. Eu procuro manter uma postura discreta”.
A discrição e simplicidade refletem também em sua maneira de vestir e na disposição para conhecer as pessoas. Ao pensar em que vestir, afirma que prioriza roupas discretas e que não comprometam sua presença nos eventos. Para a colunista, vestir-se também é diversão. “Às vezes tenho uns rompantes. E aí gosto de ousar e fazer umas combinações diferentes. Mas no momento de trabalho, procuro ser casual”, comenta.
Fora das badalações
Mas a vida pessoal de Fernanda Zaffari também existe e ela faz questão de dedicar parte do dia para curtir o marido, o publicitário Carlos Alberto Thunm, com quem é casada há seis meses. “Eu tenho uma vida familiar muito intensa. A minha família é muito faceira. Adoramos nos reunir”, conta. Devido à atividade, não consegue ficar muito em casa, mas revela que, nas horas de folga, gosta de assistir à televisão, especialmente os noticiários da CNN.
Outro hábito da colunista é a leitura de revistas e, neste aspecto, as preferências são diversificadas. “Leio muita revista, sou fanática e gasto uma fortuna com isso. Leio desde Marie Claire até Vogue”. As atividades físicas também fazem parte da agenda pessoal , e Fernanda pratica ginástica na academia três vezes por semana. Viajar é mais que um passatempo predileto para a colunista, é uma paixão. As viagens e roteiros são programados conforme a disponibilidade de tempo. Nos fins de semana, gosta de curtir as belezas da serra. Nas horas de folga, aproveita para curtir eventos culturais, como espetáculos teatrais e concertos musicais. Fernanda revela que tem muitos vícios e o principal deles é escutar rádio AM. “Sou radiomaníaca. Se deixar, passo o dia inteiro escutando rádio”. No quesito gastronomia, ela diz ter uma relação de “casal moderno”: o marido é o “gourmet” da casa.
O defeito que virou qualidade
Embora jovem, com apenas 29 anos, Fernanda diz já estar realizada profissionalmente. Destaca que a teimosia levou-a a ser persistente com seus objetivos, e conseqüentemente, alcançar êxito em suas realizações. “Eu sou muito teimosa, quando quero alguma coisa, bato o pé e vou atrás”. O principal projeto da colunista para o momento está o de voltar a estudar. “Pretendo cursar alguma especialização, mas ainda não defini em qual área”, diz.
Ter filhos também está entre os planos de Fernanda, mas avisa que o desejo de constituir uma família está inserido nos projetos a médio prazo. “ Por enquanto não há condições, devido ao ritmo de trabalho que tenho”. Com muito senso de humor, brinca ao contar as mudanças ocorridas após a recente união com Carlos. “Antes, as pessoas me perguntavam quando que eu ia casar; agora elas perguntam quando eu vou ter filhos."
O lema de Fernanda Zaffari tanto na vida pessoal quanto profissional está inspirado na frase ”não faça para os outros o que não gostaria que fizesse para você”. Segundo a colunista, sua filosofia é simplesmente “tornar os ambientes agradáveis”. Para ela, o segredo do sucesso não tem solução mágica e ainda aconselha: “Ele só vem mesmo com o trabalho e dedicação”. (Coletiva.Net)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Fernada,

Acho que não vai te lembrar de mim. Mas fico orgulhosa em ter podido te servir no restaurante da RBS TV (refeições puras do Brasil) quando la trabalhava.Estou feliz por suas conquistas. Acho que merece muito mais. Pois além do seu carisme e sua meiguisse, tem mostrata ser uma ótima proficional e grandes valores.

beijos Márcia Benke...
Paucha a Paulista /Gaucha


Márcia Benke!
meu "Blog" acesse e veja um pouco do trabalho: http://marciasalgadosonline.blogspot.com/

Márcia Benke!
meu "Flickr" acesse e conheça http://www.flickr.com/photos/marciasalgadosonline/

Márcia Benke
(51) 30137088
(51) 84067709