quinta-feira, maio 07, 2009


*A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães está informatizando seu serviço de empréstimo de livros. A iniciativa foi possibilitada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Procempa. O catálogo da biblioteca está disponível nos computadores da prefeitura, no endereço http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca.
Nesta primeira fase, o acesso só será possível nos computadores do local e naqueles diretamente ligados à rede da prefeitura. O passo seguinte será disponibilizar o serviço via Internet. O programa (software) escolhido é compatível com a importação e a exportação de dados para bibliotecas nacionais e estrangeiras, possibilitando múltiplas formas de busca para encontrar o material desejado.
Comunicação - O software possibilita a visualização da disponibilidade dos exemplares para empréstimo ou consulta e também reserva e renovação do empréstimo. Foi criado um canal de comunicação entre biblioteca e usuário, possibilitando o envio de recibos de empréstimo e devolução via e-mail, serviços de alerta para devolução e reserva, podendo o usuário enviar sugestões e comentários, bem como consultar sua situação na biblioteca e ter acesso ao histórico dos empréstimos.
“A inserção dos dados da biblioteca encontra-se em fase final e, neste ano, esperamos colocar também o acervo da biblioteca Ramal 1, na Restinga, além de disponibilizar o acervo de ambas na Internet", informa a diretora do espaço, Carmem Thober. Em 2010, será informatizada a biblioteca do Arquivo Histórico Moysés Vellinho, depositária da história de Porto Alegre. A Biblioteca Josué Guimarães está sediada no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, em período letivo, e aos sábados, das 14h às 18h.


Nenhum comentário: