sexta-feira, maio 08, 2009

*A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS está com inscrições abertas, até 29 de maio, para o curso de especialização em Geografia "O Espaço Urbano: Geografia e Interdisciplinaridade". A atividade é voltada a graduados em Geografia, que desenvolvem projetos de ensino e pesquisa, bem como graduados oriundos de áreas afins, que atuam em instituições públicas ou privadas na gestão e análise do espaço.
As começam no dia 5 de junho e serão ministradas às sextas-feiras, das 17h30min às 22h30min, e aos sábados pela manhã. Entre as disciplinas estão "Produção - Consumo - Insumos"; "Cidade - Inclusão - Comunicação"; "Lugar - Cultura - Cidadania" e "Suportes tecnológicos para interpretação e análise do espaço urbano".
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3555 e inscrições no site www.pucrs.br/ffch/geografia/2edicao.
*As imagens produzidas pelos alunos do curso "Natureza em Foco - Curso Básico de Fotografia" podem ser conferidas até segunda-feira, 11 de maio, no saguão do prédio 12, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A atividade foi realizada pela Faculdade de Biociências da Universidade (Fabio) e participaram estudantes do curso de Ciências Biológicas e áreas afins.
*A Pró-Reitoria de Graduação da PUCRS (Prograd), por meio da Editora Universitária (Edipucrs), lança o e-book "Enade 2008 Comentado: Computação", primeiro volume da Coleção Enade Comentado. A obra, organizada pela Faculdade de Informática da Universidade (Facin), apresenta as questões das provas aplicadas aos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2008, comentadas por professores das áreas de Informática, Engenharia e Matemática.
A obra está disponível on-line gratuitamente no endereço www.pucrs.br/edipucrs/enade/computacao2008.pdf. A editora conta com uma livraria no 2º andar do prédio 41, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No local são oferecidos descontos especiais à comunidade acadêmica.
*O Projeto Sobremesa Musical da próxima quarta-feira, 13 de maio, terá a participação do Quinteto Gauchesco da Orquestra Filarmônica da Universidade. Na programação, "Acordes de Minh´alma", de Albino Manique; "Oblivion", de Astor Piazzola, e "Pampeana", de Tasso Bangel, entre outras obras.
A atividade tem entrada franca e acontece das 13h às 13h30min no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical. Outras informações e sugestões para os próximos eventos no site www.pucrs.br/icm ou pelo telefone (51) 3320-3582.
*Os encontros "Debates Pertinentes: para Entender os Intérpretes da Sociedade" abordam autores como Louis Dumont, Marcel Mauss, Alexis de Tocqueville, Raymond Aron e Pierre Bourdieu. O evento ocorre entre os dias 11 e 14 de maio, das 19h às 22h, no auditório do Instituto Goethe (avenida 24 de Outubro, 112 - Porto Alegre).
Os primeiros temas, na segunda-feira, serão "Relevância e tipificação em Alfred Schütz", com o professor Hermílio Santos, "Norbert Elias e o processo civilizador", com Ricardo Mariano, e "Teoria sistêmica de Niklas Luhman", com Léo Peixoto Rodrigues, todos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (FFCH).
A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, FFCH e Instituto Goethe, com apoio da Associação de Ex-Bolsistas na Alemanha/RS. A entrada é franca e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail info@portoalegre.goethe.org e pelo telefone (51) 2118-7800. A participação vale como atividade complementar.
Para obter a programação completa, clique aqui.
*O ciclo de palestras intitulado "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe" tem início no dia 14 de maio. A primeira palestra será proferida por Ana Maria Lisboa de Mello, que tratará do tema "O duplo nos contos de Nicolai Gogol".
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Imaginário e Literatura da Faculdade de Letras (Fale), sempre das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é feita mediante a doação de um livro de literatura e vale para todas as palestras previstas do ciclo, que ocorrerão durante o ano. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3528, ramal 8280.

Nenhum comentário: