quinta-feira, maio 07, 2009

*Parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Procempa, com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-RS), que garantiu a oferta gratuita do Curso de Qualificação de Desenvolvedores de Softwares, terá continuidade em 2009.
Segundo a coordenadora do curso e assessora pedagógica da Smed, Constantina Bela Costa de Castro, deverão ser oferecidas 160 vagas para o curso, no primeiro semestre, distribuídas em quatro turmas. Uma será na Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer (Avenida Niterói, 472, Bairro Medianeira) e outra na Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274, Bairro Sarandi), instituições que sediaram a última edição do curso. A novidade será a abertura de uma turma na Lomba do Pinheiro e outra na Zona Sul em escolas da rede municipal de ensino.
Extensão - Outra novidade adiantada por Constantina Bela foi que, além das quatro turmas do curso, serão oferecidas oficinas de extensão aos 48 formados das primeiras três turmas, de 2007 e 2008, receberam seus certificados de conclusão em cerimônia na escola Emílio Meyer.
Na formatura, o diretor-executivo da Assespro-RS, Julio Cesar Ferst salientou que a idéia é ampliar a parceria com a prefeitura, para dar capacitação em em tecnologia em nível técnico e, ao mesmo tempo, suprir a carência de mão-de-obra. Representando o prefeito José Fogaça, o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, aconselhou os formados a investirem no aperfeiçoamento, pois a área de tecnologia necessita de constante atualização técnica e domínio do inglês. Para Kulczynski, o comprometimento da Smed e das duas comunidades escolares que acolheram o curso foi determinante para o sucesso da iniciativa.
Curso de Qualificação - O curso tem como objetivo capacitar jovens das escolas da rede pública para atuarem na área de tecnologia da informação. Do total de vagas disponibilizadas, 40% foram para alunos das duas escolas municipais e de 20% para estagiários vinculados aos projetos de informatização da prefeitura. Puderam concorrer às vagas alunos do último ano ou com o ensino médio concluído.Os alunos tiveram três eixos de formação: lógico, abrangendo disciplinas de elementos matemáticos; de tecnologia de informação, envolvendo conteúdos como estrutura de redes, linguagem web, estrutura orientada ao objeto e Java; e das humanas, que incluiu conteúdos de ciências humanas e gestão.

Nenhum comentário: