quinta-feira, outubro 29, 2009


A Editora Universitária da PUCRS lançará
durante a 55ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre a obra "A Gravidade - esta Grande Escultura - Como usar a gravidade terrestre a seu favor", de Joan Vernikos e Thaís Russomano. O texto se baseia em anos de pesquisas de Joan Vernikos na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), que a ajudaram a compreender os efeitos do ambiente espacial sobre a anatomofisiologia dos astronautas e a encontrar maneiras de proteger os tripulantes de missões espaciais de aspectos adversos como "o de se sentir mais velhos". Além disso, ele pontua, por meio de uma linguagem simples, as descobertas da pesquisa espacial que mostram como utilizar a gravidade terrestre para melhorar a qualidade de vida aqui mesmo, no planeta Terra.
E o livro apresenta todo o trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras, que mostram também que a gravidade não é a vilã do processo de envelhecimento em terra firme, por exemplo. Ao contrário, ela tem um efeito benéfico no processo evolutivo da vida de um ser humano. As contramedidas, usadas pelos astronautas no espaço, poderiam ter algum benefício para retardar, impedir ou reverter muitos dos sintomas que geralmente são associados à velhice em pleno solo terrestre. Joan lembra que não podemos escapar do processo de envelhecimento, mas otimizar dietas, atividades diárias e exercícios físicos que capitalizem a ação gravitacional ao nosso redor.
Outra ideia do livro é preencher uma lacuna na literatura, que não apresenta bibliografia consistente sobre o assunto. O prefácio foi escrito por John Glenn, o primeiro astronauta dos Estados Unidos a entrar em órbita da Terra, dando três voltas ao redor do planeta numa missão que durou quase cinco horas, a bordo da cápsula espacial Friendship 7 em 20 de fevereiro de 1962.
O lançamento de "A Gravidade - esta Grande Escultura - Como usar a gravidade terrestre a seu favor" será no dia 8 de novembro (domingo) às 16h30min, no Pavilhão de Autógrafos da 55ª Feira do Livro da Capital, com a presença das autoras.
Sobre as autoras:

Joan Vernikos: É consultora, mentora, palestrante e escritora em assuntos relativos à conquista espacial e à fisiologia humana na microgravidade. Formada em farmacologia na Universidade de Londres, Reino Unido, atuou como professora na Ohio State University e na Stanford University. Publicou mais de 200 artigos científicos, e seu trabalho recebeu inúmeros prêmios em todo o mundo. Ela é membro da International Academy of Astronautics, atua no Space Studies Board of the National Research Council - National Academy of Sciences (EUA), no European Space Agency´s Advisory Committee on Human Microgravity and Exploration, sendo também correspondente da área especial do Defense & Foreign Affairs Strategic Policy.
Thais Russomano: Médica, formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua como professora das Faculdades de Medicina, Engenharia e Ciências Aeronáuticas da PUCRS. É coordenadora do Centro de Microgravidade/FENG, PUCRS. Já participou de vários cursos de extensão e treinamento para astronautas nos Estados Unidos, entre eles o de Epidemiologia na Johns Hopkins University (Baltimore, EUA - 1985), o de Fligth Surgeon Training, Lyndon B. Johnson Space Center - Nasa (Houston, EUA - 1992), o de sobrevivência em terra e na água e em câmaras hiperbáricas e hipobáricas na Wright Patterson Air Force Base (Dayton, EUA - 1990-1991), em cama de simulação de microgravidade e caixa de pressão negativa no King´s College London (Londres, Inglaterra ¿ 1994-atual). É mestre em Medicina Aeroespacial pela Wright State University (Dayton, EUA - 1989-1991, CNPq) e Ph.D. em Fisiologia Espacial pelo King´s College London, Inglaterra (1994-19 98, Capes). Conquistou prêmios nacionais e internacionais, destacando-se o prêmio de melhor estudante em Medicina Aeroespacial, conferido pela International Academy of Aviation and Space Medicine, no ano de 1990, em Paris. Participou de mais de 200 congressos nacionais e internacionais de Medicina Aeroespacial, tendo apresentado diversos trabalhos científicos nessas reuniões. Realizou Ph.D. em Fisiologia Espacial no King´s College (Londres, Inglaterra, - 1994-1998, Capes).

Contatos para entrevistas com as autoras podem ser feitos por meio da Assessoria de Comunicação Social da PUCRS, pelos telefones (51) 3320-3503, 3353-4313 ou 3320-3603

Nenhum comentário: