quinta-feira, outubro 29, 2009

Abertura da colheita da safra de pêssego será dia 4
Com o objetivo de dar escoamento à produção de pêssegos na Capital, é realizada anualmente a abertura festiva da colheita da fruta no início do mês de novembro. Este ano, a abertura da safra de pêssego será no dia 4 de novembro, às 15h, na propriedade do produtor Renato Titão Lago (avenida Edgar Pires de Castro, 8675) no Bairro Lageado, Extremo-Sul. Participam da solenidade, o prefeito José Fogaça e o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchim.
Completando 25 anos a Festa do Pêssego de 2009 será realizada nos finais de semanas de 7 e 8, 14 e 15, 21 e 22 de novembro, no Bairro Vila Nova. Visando a manter a viabilidade econômica da atividade, propiciar o contato direto entre produtores e consumidores com a venda direta e promover a agricultura urbana, o tradicional evento será realizado no Centro de Eventos Rurais da Vila Nova (avenida João Salomoni, 2.637).No Centro de Eventos poderão ser adquiridos oito variedades de pêssego cultivadas no município e em outras cidades do estado e produtos feitos à base da fruta. Haverá novidades em artesanato e comida caseira, além de shows artísticos e outras atividades culturais.A Festa do Pêssego é promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), em parceria com Secretaria da Agricultura e Abastecimento do governo do Estado, Emater-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Alegre e Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Associação dos Moradores da Vila Nova e da Brigada Militar.
Histórico - A Festa do Pêssego de Porto Alegre nasceu como iniciativa dos produtores rurais do município em 1985. Surgiu como forma de incentivar a produção de frutas e promover a aproximação entre produtores e consumidores. O evento, além de fazer parte do calendário oficial do Estado e do Ministério da Agricultura, tem promovido o consumo do pêssego, transformando Porto Alegre na cidade brasileira com o maior consumo da fruta per capita (1Kg/habitante/ano).

Nenhum comentário: