quinta-feira, outubro 29, 2009

Pintura final do Mural Evolutivo será no sábado
Neste sábado, 31 de outubro, os artistas urbanos Mateus Grimm, Trampo e DSM, irão finalizar o ciclo Mural Evolutivo no Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS. O Mural começou a ser elaborado no começo da Exposição (R)Evolução de Darwin e trabalha elementos importantes do processo de Evolução, como o imprevisto, a adaptação às mudanças do ambiente e a transformação ao longo do tempo. Ele fica no térreo do MCT e já passou por seis alterações.
O MCT fica aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct/evolucao.
...
Encontro debate dialética e evolução
"Dialética e evolução" é o tema que será apresentado na próxima edição do Ciclo de Palestras "Projetos de Filosofia" nesta sexta-feira, 30 de outubro. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS (FFCH), e conta com a participação do professor Eduardo Luft. A ideia é apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas no Programa e sua relevância para os desafios da contemporaneidade.
O encontro ocorre às 14h, no auditório térreo do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Inscrições pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br, em que deve constar o nome e o número de matrícula do participante, no caso de aluno da Universidade. A atividade recebe doações espontâneas de um quilo de alimento não perecível a cada encontro. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3554.
...
Seminário avalia alternativas para enfrentar problemas gerados pela crise mundial


Discutir a interação entre a universidade, a indústria e governo a partir de uma perspectiva latino-americana e como alternativa para enfrentar os problemas gerados pela crise mundial. Este é o objetivo do "Seminário Hélice Tríplice na América Latina: conhecimento para a inovação", que ocorrerá na PUCRS de 11 a 13 de novembro no teatro do prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A palestra inaugural será com o presidente da Associação Hélice Tríplice e professor da Universidade de Stanford (EUA) Henry Etzkowitz. A abordagem da Hélice Tríplice (Triple Helix) foi desenvolvida por Etzkowitz e Loet Leydesdorff e relaciona a interação estabelecida entre a universidade, a indústria e o governo, as três esferas institucionais (hélices). As inscrições para o evento estão disponíveis na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na sala 201 do prédio 40, ou por meio do site www.pucrs.br/eventos/helicetriplice. Informações também pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proexsecretaria@pucrs.br.
...
Curso trata da formação científica do profissional de saúde
O Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS (IPB) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Jovem Pesquisador: A Formação Científica do Profissional nas Áreas da Saúde". A atividade, pioneira no Rio Grande do Sul, busca proporcionar uma discussão de aspectos relevantes no desenvolvimento de um cientista no começo da carreira, não somente no cenário brasileiro, mas com ênfase na inserção internacional do jovem profissional. Temas como o desenvolvimento do pensamento científico, metodologia de pesquisa, leitura crítica e redação de artigos, aspectos éticos em pesquisa e apresentação em eventos científicos serão trabalhados.
As aulas ocorrem nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro. Informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
MarkInGS é tema do próximo SeminaPaper
O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática da PUCRS (PET-Inf) realiza nesta sexta-feira, 30 de outubro, mais um encontro do "SeminaPaper", espaço onde os bolsistas de Iniciação Científica e PET, além de alunos matriculados nas disciplinas de Estágio e Trabalho de Conclusão, apresentam trabalhos e pesquisas. O objetivo é divulgar novos conhecimentos entre pesquisadores, explicar e debater as atividades desenvolvidas. Na ocasião, o aluno Israel Berbigier tratará do tema "MarkInGS : uma ferramenta para solução de modelos Markovianos".
O encontro será às 14h30min na sala 207 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. Informações adicionais pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf.
...
Oficinas gratuitas de educação continuada
A próxima oficina do Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), falará sobre "Práticas Corporais: Vivenciando a formação pessoal do adulto". O encontro será no sábado, 7 de novembro, das 9h às 12h, na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A mestranda Dirce Hechler Herbertz participa como palestrante.
O LAM promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores, alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo telefone (51) 3353-4768.

Nenhum comentário: