terça-feira, outubro 27, 2009


Laboratório de Geoprocessamento amplia sua capacidade
O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, pode receber mais alunos para assistir aulas desde agosto. O LTIG aumentou de 30 para 190 sua capacidade semanal para acolher estudantes. Além do curso de Geografia, turmas da Medicina, Farmácia, Arquitetura, Engenharia Civil e Biologia passaram a utilizar o local para disciplinas relacionadas à tecnologia do Laboratório. Com a nova estrutura, o Laboratório pode incrementar sua participação nos projetos que mantém com o Instituto de Meio Ambiente, com o curso de Especialização em Gestão para a Qualidade do Meio Ambiente e com o Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono (Cepac).
A procura pela graduação em Geografia cresceu nos últimos anos, conforme atesta o professor Regis Lahm, coordenador do LTIG. Antes da reforma, os semestres finais do curso contavam com 15 a 20 alunos. Atualmente, as turmas do 7º e 8º semestres são ocupadas por cerca de 40 estudantes. Para atender a demanda, foi necessário ampliar o Laboratório, o que possibilitou um incremento de 40m2 na área total, que alcança hoje 90m2.
As novas relações do LTIG com unidades da PUCRS, no desenvolvimento de projetos, e a transferência de aulas para o prédio 5, onde o laboratório está instalado, bem como as visitas de alunos do Ensino Médio e Fundamental da Capital, também motivaram a aumento no número de computadores, que agora são 20 máquinas, além de scanners, GPS e softwares. Para aquisição dos equipamentos foram empregados recursos financiados por entidades com as quais mantém projetos, como Petrobras, CNPq, Fapergs e Finep.
Lahm já prevê uma nova ampliação. Apesar do crescimento de alunos no curso de Geografia e da manutenção das parcerias com as outras unidades universitárias, é possível otimizar o espaço atual do Laboratório por um período determinado. "Acreditamos que, por mais dois anos, a gente consiga se manter aqui", afirma. Porém, para futuras demandas, o professor vislumbra necessidade de novas instalações. "Dessa forma, nós teremos que sair do prédio, por que não há muito mais espaço aqui", diagnostica o professor.

* Texto produzido por alunos da disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS
Mauricio Bosquerolli - mauricio_bosquerolli@hotmail.com
...
7º Seminário Internacional de História da Literatura conta com atrações internacionais
Iniciou na manhã dessa terça-feira, 27 de outubro, o "7º Seminário Internacional de História da Literatura". O evento traz a Porto Alegre renomados pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, especialistas na área. Através de conferências, workshops e mesas-redondas, os convidados apresentam um painel histórico da literatura brasileira e mundial.
A cerimônia de abertura aconteceu às 9h no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e contou com as presenças da coordenadora do curso de Letras, Maria Eunice Moreira e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, Ana Maria Lisboa de Mello, entre outros. O encontro existe desde 1995 e ocorre a cada dois anos. O tema desta edição é "Novas propostas, outras histórias?".
"Esse é um espaço de discussão em que se ampliam as ideias, trocam-se experiências e estimula-se a pesquisa. Além disso, oportuniza-se a vinda de visitantes, o que tem estimulado bolsas sanduíche e outros convênios. Isso tudo colabora para dinamizar a pesquisa", afirma Maria Eunice.
Os destaques são as atrações internacionais. Zulma Palermo, da Universidade de Salta (Argentina), realizou a palestra de abertura e ministra um dos workshops, assim como Ana Pizarro, da Universidade de Santiago (Chile). No encerramento, dia 29 de outubro, às 18h, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da obra "1808", aborda o tema "O desafio da linguagem na democratização do conhecimento".
O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. Informações no site www.pucrs.br/eventos/historiadaliteratura ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Face realiza 3º Mercado de Capitais em Vídeo
A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) realiza nesta quarta-feira, 28 de outubro, o "3º Mercado de Capitais em Vídeo". O filme selecionado para a atividade será "Boiler Room - Meu 1º Milhão", do diretor Ben Younger. Após a exibição da obra o professor da Face Bernardo Fonseca Nunes comentará as cenas vividas no filme, comparando-as com situações ocorridas no mercado mundial pós-crise. A atividade acontece das 18h às 19h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições no site www.labmec.com.br. Informações pelo telefone (51) 3384-449 ou e-mail contato@labmec.com.br. A entrada é franca.
...
Gestão em farmácia é tema de palestra
A Faculdade de Farmácia da PUCRS realiza nesta quinta-feira, 29 de outubro, palestra do programa "Conversando com Diplomados". Na ocasião, o farmacêutico José Vicente de Souza, diplomado pela Universidade em 2006, falará sobre o como a gestão em farmácia pode se tornar uma aliada do farmacêutico. A atividade ocorre das 19h30min às 21h na sala 704 do prédio 12A, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3353-4601 ou e-mail farmacia@pucrs.br. A entrada é franca.
...
Círculo de Cultura promove leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais

Nesta quinta-feira, 29 de outubro, o Laboratório de Atividades Múltiplas da PUCRS (LAM) realiza mais um encontro do "Círculo de Cultura". A atividade, que acontece na última quinta-feira de cada mês, busca fomentar diferentes manifestações artísticas, por meio de leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais. É uma oportunidade para favorecer o encontro e a integração entre professores, funcionários, alunos e demais interessados. Será das 18h às 18h45min na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionai s pelo telefone (51) 3353-4768.

Nenhum comentário: