quarta-feira, outubro 15, 2008

* A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-RS) promove amanhã, 16, às 8h30, o XXIII Encontro Nacional das Empresas de Software e Serviços de Informática (Enesi). O evento acontece pela primeira vez no Estado, com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e Procempa. O Enesi vai até sexta-feira, 17, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514). O tema desta edição é Lucratividade e Mercado.
O encontro terá a presença de especialistas do setor e autoridades federais, estaduais e do município. Na abertura, está prevista a participação de cerca de 400 pessoas. A programção do Enesi prevê palestras e debates sobre as tendências do mercado e os novos rumos da Tecnologia da Informação (TI), no Brasil e Mercosul. Também amanhã, às 20h, será realizado um jantar de confraternização. no Salão de Eventos São Pedro do Plaza São Rafael.
Premiação - Durante o jantar, serão premiados os destaques do setor. O prêmio, dividido em 11 categorias, reconhece nesta edição o Destaque Político de TI, Personalidade de TI, Personalidade do Ano, Empresa de TI, Qualidade 2008, Jornalista Destaque, Jornalista Digital, Entidades Parceiras, Cliente Destaque, Fornecedor Destaque e Destaque Acadêmico.
Fórum - Sexta-feira, 17, às 14h10, será realizado o Fórum de Competitividade, juntamente ao Enesi, com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em exercício, Ivan João Guimarães Ramalho.
Também dia 17, a partir das 14h40, a Assespro-RS e a Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-RS) darão início o Fórum de CIO"s (Chief Information Officer). O evento terá como tema "Aquisição de Software - Qualidade e Parceria", e será ministrado por Magda Targa (CIO Unimed), Ricardo de Rose (CIO Epcos) e Eduardo Henrique Pereira de Arruda (CIO TJ-RS).
* Está disponível no site do Projeto Pescar o edital para a seleção da 5ª turma do curso gratuito de Montagem e Manutenção de Microcomputadores da Unidade Procempa, que será realizado de fevereiro a dezembro de 2009. Para se inscrever, o candidato deve ter em mãos carteira de identidade, CPF, comprovantes de freqüência escolar e de residência.
O candidato deve ainda preencher os seguintes requisitos: pertencer a família de baixa renda; estar cursando entre a 8ª série e o 3º ano do Ensino Médio; não ter freqüentado curso profissionalizante; não estar trabalhando; ter disponibilidade para participar do curso das 13h45 às 18h, de segunda a sexta-feira; ter no mínimo 16 e no máximo 19 anos completos no dia 9 de fevereiro de 2009; e residir em Porto Alegre. Além do curso, os jovens da Unidade recebem benefícios como vale-transporte, material didático, alimentação no local, uniforme e encaminhamento para o mercado de trabalho.
Inscrições - As inscrições serão realizadas até amanhã 16, das 14h às 17h30, e na sexta-feira, 17, das 8h30 às 11h30, na Procempa, Rua João Neves da Fontoura, sem número. Para mais informações, acesse o edital das inscrições no endereço http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pescar ou entre em contato pelos telefones 3289-6044 e 3289-6070.

* Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o quinto e último módulo do Curso de História do Cinema promovido pela Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) em parceria com o Santander Cultural. O curso acontecerá sábado, 18, das 11h às 15h, na sala multimeios do Santander Cultural (Rua Sete de setembro, 1028). Direcionado aos professores da Rede Municipal de Ensino e interessados, o curso teve início em março. Segundo o coordenador da Biblioteca da Smed, Fernando Telles de Paula, podem participar do próximo módulo mesmo quem não se inscreveu para os anteriores. Quem participa do curso e possui o número necessário de presenças receberá certificado.O curso tem como proposta a divulgação da cultura cinematográfica através de uma ação educativa. “Procuramos trazer o cinema, por meio de uma contextualização histórica, com os movimentos estéticos da sétima arte”, observa Telles. Essa iniciativa, na Smed, é parte da ação Conversações Pedagógicas, que integra o Lugar de Criança é na Família e na Escola, um dos 21 programas estratégicos do modelo de gestão da prefeitura. As inscrições para as 90 vagas disponíveis podem ser feitas pelo e-mail biblioteca@smed.prefpoa.com.br e telefone (51) 3289-1853.
História do Cinema - módulo VO cinema brasileiro; o cinema na América-Latina; o cinema regional brasileiro; as chanchadas da Cinédia; Vera Cruz: a Holywood brasileira; o cinema popular brasileiro e as pornochanchadas; o cinema de underground americano e o undigrudi brasileiro; o Cinema Novo Brasileiro; o cinema social norte-americano; a era dos Block-Busters; o cinema moderno europeu e asiático; o movimento norueguês do Dogma 98; o cinema chinês e iraniano de arte; o cinema contemporâneo e suas influências; o futuro do cinema: da película ao digital.

Nenhum comentário: