terça-feira, outubro 14, 2008

Mostra artística das crianças internadas no HSL

Localizado no Jardim Botânico, o HSL é um centro de referência médica no RGS.A produção artística desenvolvida pelas crianças internadas no Hospital São Lucas da PUCRS deu origem à mostra Recrearte, que poderá ser visitada até sexta-feira no saguão do 2º andar da instituição. A atividade integra o Mês da Criança promovido pelo Serviço de Pediatria. A programação inclui ainda musicoterapia e gincana, com a participação das crianças e dos pais. Nesta quarta-feira, as crianças internadas e atendidas nos ambulatórios receberão a visita do mascote da Defesa Civil do Estado, o Defesito. Um integrante do órgão irá interagir com os pequenos e explicar um pouco da atuação da corporação. Na sexta-feira (17), a atração principal ficará por conta da narração encenada com bolsistas do projeto Literatura Infantil e Medicina Pediátrica: Uma Aproximação de Integração Humana, da Faculdade de Letras da PUCRS. A história escolhida foi ‘Chapeuzinho Amarelo, do Chico Buarque de Hollanda. No mesmo dia, haverá a entrega das medalhas das equipes vencedoras da gincana. As atrações começam a partir das 14h30min.
MISSA EM HOMENAGEM - A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) completa 15 anos em 2008 e para comemorar a data ocorrerá uma missa nesta quarta-feira, 15 de outubro. Será às 18h30min, na Igreja Universitária Cristo Mestre, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Pioneiro na América do Sul, o curso foi criado por meio de uma parceria entre a Universidade e a Varig, em 1993. Atualmente conta com cerca de 130 alunos e já formou mais de 500 profissionais, a maioria contratados pelas principais empresas aéreas nacionais, e por companhias aéreas de diversos países. Legitimado pelo mercado, o curso é referência para os demais cursos de Ciências Aeronáuticas estabelecidos no Brasil. A Faculdade conta com Laboratórios de Comunicações Aeronáuticas, Laboratório de Componentes Aeronáuticos, com uma cabine de Boeing 707, um túnel de Vento, uma estação meteorológica e diversos instrumentos e componentes de aeronaves civis, além de treinadores de vôo e simuladores que apresentam diversas situações possíveis em um vôo. Há também na Faca uma Comissão de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, composta por alunos, funcionários, professores e instrutores de vôo, e que busca desenvolver e criar políticas, práticas e ferramentas de segurança na aviação civil. O curso é o único no Brasil a integrar o Comitê Nacional de Prevenção de acidentes Aeronáuticos (CNPA), órgão militar que congrega representantes de todas as áreas da aviação do Brasil.
É ainda a instituição da América do Sul membro da University Aviation Association-UAA (desde 1996) e do Council on Aviation Accreditation-CA (desde 1999), onde teve participação efetiva de docentes na coordenação do International Committee e no Board of Trustees. Sua liderança aparece, ainda, no fato de a equipe da FACA ter sido a responsável pela revisão e ampliação dos critérios de acreditação dos cursos de Ciências Aeronáuticas (Accreditation Standards Manual) do Council on Aviation Accreditation (CAA) para o contexto internacional.

Nenhum comentário: