segunda-feira, outubro 13, 2008

Semana da Capoeira inicia hoje e vai até domingo

A programação conta com aulas, oficinas e palestras no Teatro Renascença. A 6ª Semana da Capoeira de Porto Alegre será aberta oficialmente às 19h desta segunda-feira, 13, no Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307). A realização da prefeitura, por meio da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura será desenvolvida até o domingo, 19, em diversos pontos da cidade.
O objetivo é reunir capoeiristas e comunidade em geral para debater a profissionalização da atividade, com a consolidação da legislação para o exercício das profissões vinculadas à prática da capoeira. Participarão os mestres Pelé da Bomba, Índio e Janja, todos da Bahia.
No evento de abertura estarão presentes autoridades representativas das secretarias municipais da Cultura (SMC) da Educação (SMED) e do Esporte, Recreação e Lazer (SME), da Federação Gaúcha de Capoeira, Federação Rio-grandense e Liga Regional de Capoeira. Também participarão a Orquestra de Berimbau do Mestre Nino Alves e haverá, ainda, apresentação de capoeira. A semana dará destaque às temáticas de regulamentação da capoeira e a formação do novo profissional - sua ética em termos de teoria, prática, tradição e ensino. Outro tema em foco será a participação da mulher nesse campo de atuação. Afirmando o poder de transformação que as manifestações culturais cumprem, a 6ª Semana Municipal de Capoeira desenvolverá atividades de produção artística, shows, oficinas e palestras.
Atividades - De terça a sexta-feira, 14 a 17, serão desenvolvidas aulas, oficinas, palestras e debates com o tema central da semana: "A Profissionalização da Capoeira". Mais detalhes no site www.portoalegre.rs.gov.br/smc. Sábado e domingo, 18 e 19, serão realizadas oficinas e mesas-redondas com os mestres Pelé da Bomba, Índio e Janja. O encerramento será domingo, às 18h, com Samba de Roda comandado pelo Mestre Pelé da Bomba.

Nenhum comentário: