segunda-feira, outubro 13, 2008

Há 45 anos Ieda Maria Vargas foi Miss Universo

A gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Universo 1963.Ieda Maria Brutto Vargas (Porto Alegre, 31 de dezembro de 1944) elegeu-se em 1963, Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil concurso, no qual foi realizado no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, e transmitido pela TV Tupi no dia 22 de junho deste mesmo ano. Pelo sexto ano seguido a Cidade Maravilhosa recebeu o concurso. Vinte e quatro candidatas disputaram o concurso, vencido por Ieda Maria Vargas, do Rio Grande do Sul, que em 20 de julho de 1963 seria eleita Miss Universo.
Ieda, foi a segunda brasileira a se tornar Miss Universo, em 1963, no concurso realizado em Miami Beach, na Florida, recebendo a coroa e a faixa da Miss Universo 1962 da Argentina, e passando em 1964 para a candidata do país da Grécia. Na época,Ieda chegou a ser convidada para trabalhar no cinema, mas ela recusou o convite. Casou-se em 1968 com José Carlos Athanázio, com quem tem dois filhos. Antes dela, em 1931, outra gaúcha, a pelotense Yolanda Pereira, tinha sido até então, a única brasileira a ter concretizado a façanha de tornar-se Miss Universo.
Em 1968, Martha Vasconcellos da Bahia, repetiu o feito de Ieda e Yolanda, tornando-se a terceira brasileira a vencer o concurso. Até o momento,(2008) somente Yolanda, Ieda e Martha Vasconcelos(1968) foram as misses brasileiras a tornarem-se Miss Universo.
Homenagem
Em 1964, na 4ª faixa do LP: Gaúcho Autêntico, Teixeirinha homenageou a gaúcha Ieda Maria Vargas com a faixa de nome: Miss Universo 63, tal foi a repercussão do sucesso da então Miss Universo. Um trecho da música mostra claramente este fato:
Ieda Maria Vargas
No Brasil estorou a fita
Tem só dezoito anos
A mais linda senhorita
Chegou lá no estrangeiro
Também saiu favorita
Venceu! É Miss Universo!Moça mundial, mais bonita!

Um comentário:

isa disse...

Bonita, discreta, belo exemplo de Elegância.