quarta-feira, outubro 15, 2008

* Cerca de 6,8% da população sofre de estresse pós-traumático. Como o nome sugere, esse transtorno pode ser causado por eventos traumáticos fortes, como estupros ou assaltos, por exemplo. Pesquisadores das Faculdades de Psicologia e Informática da PUCRS pretendem verificar se a realidade virtual pode auxiliar no tratamento desse distúrbio, de maneira eficaz e mais rápida. Um dos coordenadores do projeto, o professor Christian Kristensen, da Psicologia, conta que esse transtorno é muito incapacitante. "Ele gera grandes prejuízos nas relações interpessoais e no trabalho, podendo evoluir para co-morbidades como depressão e abuso de substâncias químicas", relata. O tratamento normal é feito por meio de terapia cognitivo-comportamental (psicoterapia) e, dependendo do caso, com o uso de medicamentos receitados por um psiquiatra. Como parte da psicoterapia é feita a terapia de exposição, que expõe o paciente, gradualmente, à situação semelhante à causadora do trauma para que, aos poucos, tenha uma resposta de relaxamento. Essa terapia pode ser feita num lugar real ou ser simulada num consultório ou clínica, em que a pessoa é estimulada a imaginar a situação. "O terapeuta não tem controle sobre o que o paciente está pensando. Ele pode estar se imaginando noutro lugar. Com a realidade virtual poderíamos manipular o que está ocorrendo, parando situações para conversar e reavaliar", observa o professor. A situação escolhida para o teste é um assalto a banco, visando a um futuro tratamento de bancários que apresentam estresse pós-traumático após essa experiência. Kristensen explica que a escolha se deve ao fato de ser um grupo, em geral, homogêneo, com semelhanças entre o perfil das pessoas e as estruturas dos bancos. Participarão dos testes voluntários que não apresentam traumas. A parte técnica está sendo desenvolvida pelo Grupo de Realidade Virtual da Faculdade de Informática, coordenado pelo professor Márcio Pinho. O objetivo é simular virtualmente o ambiente de uma agência bancária, com imagens, sons e a possibilidade de executar tarefas, como caminhar pela agência ou mexer num caixa eletrônico. Baseando-se na tecnologia utilizada em jogos, pretendem usar uma tela com recursos de estereoscopia (sensação de que objetos se aproximam e que podem ser tocados), além de óculos especiais de realidade virtual e dispositivos para captar alguns movimentos. O professor Pinho conta que o maior desafio será a interatividade. "Queremos avaliar se será possível produzir algum tipo de interação e sensações. Conseguiremos provocar uma resposta de ansiedade, por exemplo? A pessoa perceberá de onde vem um som?". Apresentando resultados positivos, essa tecnologia poderia ser adaptada para utilização em clínicas e consultórios.
* Nesta sexta-feira, 17 de outubro, o Encontro de Física Experimental para Vestibulandos abordará o tema "Mecânica e Fluidos". As aulas são destinadas a vestibulandos de todas as áreas, e apresentam experiências envolvendo conceitos de física exigidos nos concursos vestibulares, além de se resolver questões sobre a disciplina. Ocorrem sempre a partir das 14h no auditório do prédio 10, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na próxima semana, no dia 24 (sexta-feira), a palestra será sobre "Termologia e Ondas" e em 31 de outubro o tema "Eletromagnetismo" estará em pauta. Haverá também atividades em novembro. As vagas são limitadas, com inscrições gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível por atividade, e podem ser feitas pelo site http://wwwpucrs.br/fisica. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3535.
* O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está com inscrições abertas para a segunda edição do "Encontro de Atualização em Segurança Alimentar e Gastronomia". O evento ocorre em novembro e contará com palestras, elaboração de cardápios e mesas redondas que debaterão, entre outros temas, "Elaboração de Cardápios Dietoterápicos em Hospitais"; "Restaurantes Comerciais: A Experiência do Profissional Nutricionista" e "A Visão do Sindicato X Vigilância Sanitária Sobre a Nova Estrutura dos Treinamentos de Boas Práticas". As atividades são voltadas a nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição. As vagas são limitadas, com desconto para técnicos e estudantes de nutrição. Informações adicionais na Supervisão de Nutrição do HSL (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3032 ou e-mail hsl.snd@pucrs.br.

Nenhum comentário: