terça-feira, outubro 14, 2008

PUC oferece remédios com até 90% de desconto

* Anticoncepcionais e remédios para hipertensão e diabetes com até 90% de desconto. Essa é uma das vantagens do programa Farmácia Popular, disponibilizado pela FarmáciaEscola da PUCRS e Rede Panvel, localizada no prédio 12B do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A parceria do governo federal com estabelecimentos credenciados no Ministério da Saúde tem como objetivo facilitar o acesso da comunidade a medicamentos considerados essenciais, mas muitas vezes caros e inacessíveis para grande parte da população. Os produtos podem ser adquiridos mediante apresentação do CPF e receita médica, procedente da rede pública ou privada e válida por até seis meses. A coordenadora da FarmáciaEscola, Temis Corte, afirma que o objetivo da iniciativa é buscar a adesão ao tratamento. "Muitas pessoas desistem de se tratar por não terem dinheiro suficiente para pagar o medicamento de forma contínua", esclarece. A lista inclui, atualmente, cerca de 80 remédios com desconto. Segundo o supervisor da rede Panvel, Alexandre Cervi, os mais procurados são os de combate à hipertensão. "Este trabalho busca melhorar a qualidade de vida", explica. A FarmáciaEscola está aberta de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 22h, e aos sábados, das 8 às 13 horas.
* A Faculdade de Medicina da PUCRS está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado em Pediatria e Saúde da Criança. Mais informações no site www.pucrs.br/famed ou pelo telefone (51) 3339-6474. As inscrições podem ser realizadas até 21 de novembro, pela Internet e na secretaria da Faculdade, no 5º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre).
* "O Primo Basílio", de Eça de Queirós, é o próximo livro em debate no projeto "Relendo a Literatura", no dia 22 de outubro, com a professora Marina de Oliveira. A atividade é promovida pelo Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin) da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) e busca avaliar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. Será realizada das 17h30min às 19h, na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É destinada aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
* A educação, a filosofia, a economia, o sujeito e a religião na pós-modernidade estão na pauta da "Semana Filosófica 2008", que os estudantes do Campus Viamão promovem de 20 a 25 de outubro. O encontro terá a presença dos professores da PUCRS Ricardo Timm de Souza, Frei Luís Carlos Susin, Juremir Machado da Silva, Marcos Sandrini, Nhythamar Fernandes de Oliveira Junior, Maria Beatriz Furtado Rahde, entre outros palestrantes. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail comunicacaododaef@gmail.com. A promoção é do Diretório Acadêmico Ernani Fiori e da Faculdade de Filosofia do Campus Viamão. A entrada é franca. O Campus Viamão fica na avenida Senador Salgado Filho, 7000.
* Mais de 40 trabalhos de alunos do ensino fundamental de escolas da região metropolitana podem ser conferidos na Feira de Ciências do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), nos dias 21 e 22 de outubro. O projeto busca reunir e divulgar os trabalhos de investigação criados por jovens pesquisadores e seus professores, além de incentivar a produção científica. As visitas podem ser feitas das 9h às 17h na sala anexa do prédio 50 (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com entrada franca. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521.
* Desde o mês de agosto, todos os ventiladores de teto comercializados no Brasil são testados nos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo), para que recebam a etiqueta indicadora da eficiência energética (consumo de energia). O Labelo é o único lugar no País que realiza esse tipo de ensaio. Antes de adquirir um eletrodoméstico é importante verificar qual letra indica a sua eficiência energética. Um produto classificado como "A", por exemplo, consume menos energia do que um produto classificado como "E". Além da eficiência dos ventiladores, fabricados no Brasil e no exterior, é testada a sua segurança elétrica. Como os testes ainda são recentes, não há como comparar se a eficiência desses equipamentos tem melhorado ou não.
* Promover um ambiente de convívio social com a comunidade, estabelecer canais efetivos e afetivos com os alunos e egressos são alguns dos objetivos da primeira edição das "Olimpíadas PUCRS". As próximas atividades serão realizadas nos dias 18, 19 e 25 de outubro. Foram inscritas 115 equipes que irão disputar partidas de vôlei, futebol de campo, futsal e tênis. No sábado, 18 de outubro, haverá jogos de futsal, futebol de campo e vôlei das 8 Às 19h nas dependências do Parque Esportivo da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre. O ingresso é gratuito. Todas as modalidades terão um campeão, segundo e terceiro lugares. Durante as inscrições dos participantes foram arrecadados 500 quilos de alimentos não-perecíveis que serão doados a comunidades carentes pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da Instituição. A atividade é promovida pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários. Outras informações no Diretório Central de Estudantes (DCE), pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4035.

Nenhum comentário: