quarta-feira, junho 17, 2009

Último final de semana para concorrer a ingressos para o filme Uma Noite no Museu 2
Quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) no próximo final de semana (sábado e domingo), 20 e 21 de junho, concorrerá a ingressos de cinema para o filme "Uma Noite no Museu 2". Serão dois sorteios por dia. Além disso, os visitantes poderão ganhar brindes exclusivos do filme.
O MCT fica aberto de terças-feiras até domingos, das 9h às 17h, e localiza-se no prédio 40 do
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Oferece ao público mais de 700 experimentos interativos e atrações como o giroscópio humano (simulador de ausência de gravidade), a estação de tratamento de água, equipada com um microscópio ligado a um monitor para mostrar a biodiversidade presente em uma gota d´água, entre outros. Há também o show de eletricidade estática, apresentações sobre posicionamento de estrelas e interpretação do céu na tenda do planetário, interações vivas com animais e plantas, aquários de água doce e salgada, e a exposição "(R)Evolução de Darwin", que fica no local até 30 de dezembro. Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
...Autonomia Política em J. Rawls é tema do Ciclo de conferências Projetos de Filosofia
Na próxima sexta-feira, 19 de junho, o professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Thadeu Weber debaterá o tema "Autonomia Política em J. Rawls", no ciclo de conferências "Projetos de Filosofia". O encontro é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS e busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas e sua relevância para os desafios da contemporaneidade.
A atividade ocorre às 14h30min no auditório térreo do prédio 5, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br, informando nome completo e, se for aluno da instituição, incluir o número da matrícula.
A entrada é franca, mediante a doação de um livro infantil. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3554.
...4ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação recebe inscrições até 22 de junho
Até o dia 22 de junho, alunos dos programas de pós-graduação podem inscrever trabalhos relacionados com sua dissertação ou tese, sob a orientação de um professor, na "4ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação". A promoção é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS (PRPPG) e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes e professores/pesquisadores dos diferentes programas de pós-graduação da Universidade.
Inscrições e informações no site www.pucrs.br/eventos/mostra ou e-mail mostrapg@pucrs.br. A Mostra e o 10º Salão de Iniciação Científica da Universidade serão realizados entre os dias 10 e 14 de agosto.
...Faculdade de Letras realiza exame de proficiência TOEFL
A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 20 de junho. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo
site www.ets.org.
O teste será aplicado às 10h, no Laboratório de Línguas da Fale, localizado no 5º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
...UNITV E TJ assinam convênio para a exibição de programa
Na noite dessa terça-feira, 16 de junho, a UNITV - TV Universidade de Porto Alegre e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul assinaram um convênio que prevê a transmissão, pela emissora (canal 15 da NET), do programa Justiça Gaúcha. Com duração de 30 minutos e em formato de telejornal, terá notícias e reportagens divulgando decisões recentes do Judiciário Estadual, projetos e iniciativas.
O Justiça Gaúcha estreia no dia 30 de junho, às 22h. Os episódios inéditos irão ao ar sempre nas terças-feiras, nesse horário, sendo reprisados nas quartas e quintas-feiras e aos sábados às 19h. O programa também pode ser assistido on-line pelo site www.unitv.tv.br.
A cerimônia de assinatura do convênio, realizada no Palácio da Justiça, contou com a presença de representantes do Judiciário e das universidades que integram a UNITV: PUCRS (onde estão instalados os estúdios e a central geradora do canal), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Centro Universitário Ritter dos Reis. Na ocasião, o professor Carlos Alberto Carvalho, Presidente do Conselho Gestor da UNITV, ressaltou que o programa contribuirá para a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade. "O Judiciário foi considerado durante muito tempo um ´Poder Silencioso´, pois a Lei Orgânica da Magistratura Nacional veda a manifestação de opinião sobre o processo pendente de julgamento ou juízo sobre despachos, votos ou sentenças. Todavia, hoje há consciência de que, sem desrespeitar a Lei, nada impede a comunicação com a sociedade".
O Presidente do Tribunal, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, concordou com Carvalho: "Os tempos mudaram, a sociedade mudou. O Poder Judiciário não pode ser diferente, nem assumir uma postura que se traduza em arrogância". O Presidente destacou o acordo firmado com o canal universitário, assinalando que a UNITV merece a confiança e a credibilidade da sociedade gaúcha.
O Reitor Joaquim Clotet destacou que considera muito importante o fato de o Poder Judiciário, com o apoio das Universidades, aproveitar as tecnologias da informação e da comunicação como instrumento de divulgação e conhecimento da atuação de um dos mais conceituados Tribunais do País.
Estiveram presentes também representando a PUCRS o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Marcos Másera, o Procurador Jurídico da Universidade , Attila Sá d´Oliveira, o Vice-Diretor da Faculdade de Direito, Ricardo Lupion Garcia, e a professora Iára Claudio, representando a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Jacqueline Moreira.

Nenhum comentário: