quarta-feira, janeiro 07, 2009

Acesso à Internet chega a 43 milhões no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings revelou que mais de 43 milhões de pessoas obtiveram acesso à internet no Brasil só no ano passado. Mas o número total é ainda maior, pois os dados contabilizam apenas usuários a partir dos 16 anos de idade, com acesso no trabalho, nas escolas, em lan houses, nos telecentros ou em casa. No fim de 2003, esse contingente era de 22 milhões de pessoas. O volume já excede a população total de países como Espanha e Argentina.
Neste ano, mesmo com a crise, a expectativa é de que a rede mundial ultrapasse os 50 milhões de usuários no país. "Os últimos dois anos foram períodos muito fortes, uma fase que não irá se repetir em 2009, mas certamente o país vai manter um bom ritmo de acesso", diz Fernando Meirelles, professor e coordenador do centro de pesquisa de tecnologia da Fundação Getulio Vargas, de São Paulo (FGV-SP).
A previsão é de que o acesso residencial, que tem sido o principal motor da rede de computadores no país, continuará a ser estimulado pela entrada das classes C e D. A rápida expansão da internet se dá através das chamadas redes sociais, sites usados para trocar mensagens e exibir conteúdo, como o Orkut e o You Tube, que lideram o ranking dos serviços mais procurados pelo internauta brasileiro. (Coletiva.Net)

Nenhum comentário: