sexta-feira, janeiro 09, 2009

Oficina de teatro para atores e não atores

Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido.
Divulgar o método do Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo Augusto Boal, é a proposta do diretor de Teatro Celso Veluza com a oficina de Teatro Fórum - Módulo I, para atores e não-atores, que será realizada de 13 de janeiro a 5 de fevereiro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, no Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551, sala 504).

A atividade faz parte da programação do projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura. A oficina terá 20 horas de duração, onde serão experimentados jogos e exercícios teatrais do Método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Os participantes da oficina montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram ou presenciaram de opressão. Essa peça-fórum poderá ser levada a público, se for vontade dos participantes, e o espectador poderá intervir nos rumos dessa história. Veluza pretende desenvolver as técnicas do Teatro-Fórum através de exercícios e jogos, expressão corporal, improvisação, dramaturgia, interpretação e fundamentos de história.
O valor da oficina será de R$ 80 e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 9161.5014, 3019.0857 ou celso.veluza@gmail.com . Produção: NETO-Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido e Cia. A Hora do Anjo.
O Teatro Fórum
Espetáculo baseado em fatos reais, onde personagens, oprimidos e opressores entram em conflito na defesa de seus desejos e interesses. No confronto, o oprimido fracassa e o público é convidado pelo Curinga (mediador entre a peça e os espectadores) a entrar em cena e substituir o protagonista, em busca de alternativas para a solução do problema. É um jogo artístico e intelectual entre artistas e espectadores.
Leia Mais: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/noticias.php?n=101734">




Nenhum comentário: