quinta-feira, janeiro 08, 2009

Charrua, campeão de Rugby, treina no Botânico





Fundado em junho de 2001, o Charrua Rugby Clube é, hoje, a principal referência nesse esporte no Estado, além de pioneiro na modalidade e detentor dos últimos títulos estaduais. Com cerca de 150 integrantes - entre homens e mulheres de idades variadas, vindos de todos os bairros da cidade - o Charrua realiza seus treinos aos sábados em um dos campos da Escola Superior de Educação Física, ESEF, na rua Felizardo, no Jardim Botânico. Às terças e quintas-feiras, os treinos acontecem no campo Ramiro Souto, no Parque da Redenção.

"Temos muitos alunos aqui do bairro", diz Daniel Loureiro Mendes, 26 anos, um analistas de sistemas que reside no JB e dá aulas do esporte para a turma masculina (muitas mulheres também o praticam).
Daniel joga rugby há sete anos, trazido por um colega de trabalho que já havia se apaixonado por um esporte bem pouco popular em terras brasileiras (para não dizer quase desconhecido) e que, no entanto, ganha a cada diz mais adeptos. "Eu mesmo jogava futebol, mas depois que comecei com o rugby deixei ele de mão", afirma. Vale dizer que o rugby é considerado um dos esportes mais populares do mundo - há quem afirme que é o segundo, só perdendo para o futebol tradicional.
O rugby é originário da Inglaterra e pode ser considerado o pai do futebol americano, embora utilize não somente os pés como também as mãos e sua bola seja oval. Muito difundido em países como a nossa vizinha Argentina, existe já há um certo tempo no Brasil. Porém só teve impulso mesmo nos últimos cinco anos, iniciando em São Paulo e Rio de Janeiro e expandindo-se com firmeza para outros Estados, sendo o Rio Grande do Sul considerado, no momento, o mais promissor. Embora reconheça que seus alunos estejam ainda "aprendendo", Daniel lembra que o Charrua é o atual bicampeão gaúcho e já foi campeão da Liga Sul-Brasileira - que reúne os três Estados sulistas.
O QUE É O RUGBY- O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só pára quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a de uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, enchida entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas.O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento.Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipas constituem-se de 8 Avançados,2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas.
RUGBY NO RIO GRANDE DO SUL - Em 2001, um grupo de amigos resolveu se reunir para criar o primeiro time de rugby do Rio Grande do Sul. Nascia o Charrua Rugby Clube. Com sede em Porto Alegre, o time levou a raça gaúcha que faltava nas competições nacionais. Hoje a jovem equipe acumula títulos importantes, em 2007 tornou-se campeão da Liga Sul de Rugby (campeonato jogado por times do RS, SC e PR). No decorrer dos anos, o Charrua Rugby fez um importante trabalho desenvolvendo categorias de base (inclusive a feminina) e disseminando o esporte pelo estado. Logo após o Charrua, surgiu o Guará Rugby Clube, de Canela. O time serrano e o da capital se uniram para levar para frente o projeto de fazer uma liga gaúcha de rubgy. Assim foi criado um Grupo de Desenvolvimento Rugby no estado, liderado por Nilson Taminato.Em 2006 e 2007 o campeonato foi disputado no modelo Seven-a-Side (sete jogadores por time), essa variação é muito popular na Europa e na Oceania, bastante usado para promover o esporte.Em 2008 o modelo adotado é o Ten-a-Side (dez jogadores por time), modelo sugerido, por causa da grande evolução dos times no estado. Futuramente o objetivo é chegar a disputas do modelo de Rugby Union (15 jogadores por time) modelo padrão das competições internacionais.O circuito é aberto a todos os grupos de Rugby do Estado que confirmaram participação. O objetivo principal do circuito será o desenvolvimento do Rugby no Estado, servindo de instrumento para a diversão dos envolvidos e formação de árbitros, treinadores e dirigentes.


Times do Rio Grande do Sul:ordem alfabética



Antiqua Rugby - Pelotas



Búfalos Rugby Club - Bagé



Charrua Rugby Clube - Porto Alegre



Farrapos Rugby Clube - Bento Gonçalves



Fenix Rugby Club - Santa Maria



Guaíba Rugby Clube - Guaíba



Guará Rugby Clube - Canela



Lanceiros Negros Rugby Clube - Canoas



Torres Rugby Club - Torres (antigo Lobos da Ilha Rugby Club)



Minuano Rugby Clube - Osório



Novo Hamburgo Rugby Clube - Novo Hamburgo



Pampas Rugby (Unisinos) - São Leopoldo



San Diego Rugby Club - Porto Alegre



Santa Maria Rugby Clube - Santa Maria



Serra Rugby Clube - Caxias do Sul

2 comentários:

Raissa disse...

Obrigada pela reportagem!!!! Todas meninas são bem-vindas!

Anônimo disse...

opa, até onde eu sei o atual campeão gaucho é o San Diego..