quarta-feira, janeiro 07, 2009

Passeios a Pé mostram as belezas da cidade

Fachada da histórica Confeitaria Rocco, um dos pontos mais chiques de Porto Alegre no início do século XX.
A 2ª edição das Caminhadas Turísticas, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) para o período de verão, ocorre na próxima segunda-feira, 12. O evento passa a integrar o projeto das caminhadas orientadas do Viva o Centro a Pé, desenvolvido pelas secretarias do Planejamento Municipal e da Cultura e do Programa Viva o Centro.
A programação permite aos participantes conhecerem de perto locais e atrativos da cidade, promovendo o reconhecimento turístico da Capital através da visitação interna e externa de prédios, monumentos e áreas verdes consideradas patrimônio cultural e ambiental da cidade.

Roteiros - Orientadas por um guia de turismo, as Caminhadas Turísticas acontecerão nos dois turnos. No horário das 9h às 11h, será oferecido o Roteiro Rua da Praia, que passará por atrativos como o Centro Cultural Usina do Gasômetro, a Praça Brigadeiro Sampaio, a área militar, que engloba a Marinha, Brigada, o Quartel e o Museu Militar, além da Igreja Nossa Senhora das Dores, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. A concentração dos participantes será em frente à chaminé da Usina do Gasômetro.Das 14h às 16h, será realizado o Roteiro Independência, que passará por pontos como o prédio da antiga Confeitaria Rocco, a Praça do Portão, a Santa Casa de Misericórdia, a Praça Dom Feliciano, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Museu de História da Medicina, o Hospital Beneficência Portuguesa e o Colégio e Praça do Rosário. O local de saída será em frente a Praça Conde de Porto Alegre (Praça do Portão).

Os passeios são abertos ao público e uma nova alternativa de conhecer a cidade no dia da semana em que o ônibus que faz o city tour Linha Turismo recebe a manutenção regular e, por isso, não circula.

Inscrições - Interessados em participar das Caminhadas Turísticas devem fazer sua inscrição até dia 11 na SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Bairro Cidade Baixa) mediante a doação de um kit de material escolar, composto por um caderno grande mais um item como caneta, lápis, borracha, régua, etc. Mais informações pelo telefone 3212.3464, ramal 30, ou pelo e-mail reservas@turismo.prefpoa.com.br.

Nenhum comentário: