sexta-feira, janeiro 30, 2009

*Em 2009, Porto Alegre terá de volta os carnavais de Bairro. Na primeira edição o projeto vai atender sete regiões da Capital, incluindo a Ilha da Pintada e a Rua do Perdão. Segundo o coordenador da Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Lutti Pereira, a meta é cobrir as 17 regiões do Orçamento Participativo.
A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), garante, sempre das 16h às 24h, a apresentação de uma escola de samba do grupo especial, com infraestrutura de som, iluminação, banheiros químicos e transporte.
O início da programação é em 23 de fevereiro, com a Rua do Perdão, na Rua da República, em frente ao Teatro de Câmara Túlio Piva.A Vila Mapa foi a primeira a entregar a programação confirmada para domingo, 8 de março, quando desfilarão na Avenida Santos Dias da Silva a Escola Unidos da Vila MAPA, a bateria Independente Esperança, o bloco da comunidade e a Escola Convidada pela prefeitura. A comissão organizadora do carnaval da Mapa reúne-se com representantes da prefeitura para definir a estrutura de comercialização junto aos desfile. A Ilha da Pintada é outra comunidade que já assegurou participação de mais uma escola, além da convidada oficial.
23/2 Rua do Perdão - Rua da República, em frente ao teatro de Câmara Túlio Piva- Cidade Baixa. 24/2 Centro - Rua Santana.28/2 Ilhas - Avenida Presidente Vargas, lha da Pintada.01/3 Cruzeiro- Largo da Feira.07/3 Leste - Rua Dr. Murtinho, Vila Bom Jesus.08/3 Vila MAPA - Avenida Santos Dias da Silva.14/3 Humaitá - Farrapos na Rua Larga.15/3 Cristal - Rua Curupaiti.
*Cerca de de 270 oficineiros inscritos para ministrar aulas no projeto de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura poderão consultar o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), no dia 18 de fevereiro, quando será divulgada a lista dos pré-selecionados atuarão nas 17 regiões do Orçamento Participativo na Capital neste ano.
Serão selecionados pessoas físicas ou jurídicas para o Programa de Inclusão Cultural das áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária (rádio, jornal e fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
As entrevistas com os pré-selecionados ocorrerão entre 2 e 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. No dia 16, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros selecionados com os supervisores e a coordenadores do projeto.
Projeto de Descentralização
As Oficinas da Descentralização levam atividades culturais a 17 regiões do Orçamento Participativo. Desde 2005 foram oferecidas mais de 350 oficinas culturais nas áreas de música, artes cênicas, artes plásticas, literatura, capoeira e hip hop, contemplando em média oito mil oficinandos. No último sábado de cada mês, em uma das regiões do OP, acontece o projeto Ação Cultural. Os oficineiros de cada região se reúnem para mostra cultural de talentos locais, descobertos nas oficinas descentralizadas. Outros eventos organizados são a Mostra das Oficinas da Descentralização nas 17 regiões do OP, Semana Municipal de Capoeira, Semana Municipal de Hip Hop, Carnaval Comunitário e Festival de Música.

Nenhum comentário: