quinta-feira, janeiro 29, 2009

Maria da Conceição tem melhorias na saúde

A comunidade da Vila Maria da Conceição recebeu na tarde de hoje, 29, as obras de reformas da Unidade Básica de Saúde Pequena Casa da Criança e a implantação de uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF). Com mais de mil famílias credenciadas para atendimento, o grupo do PSF é composto por um médico geral comunitário, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. A UBS Pequena Casa da Criança conta com ginecologista, clínico, pediatra, nutricionista, assistente social, enfermeira e técnicos e auxiliares de enfermagem.
O secretário municipal de Saúde, Eliseu Santos, disse que deseja entregar uma obra dessas por semana num posto de saúde. "Estamos visitando os serviços que necessitem de melhorias para o atendimento da população", avisou.
A representante da comissão local e distrital de saúde, Luisa Ribeiro, 57 anos, moradora da vila Batista Xavier, que é assistida pela equipe da Pequena Casa da Criança, destacou a importância das melhorias realizadas. Luisa destacou a criação do serviço de odontologia como o principal serviço implantado no posto e a criação da nova equipe de PSF, que ampliará o número de atendimento daquela região.
O coordenador da UBS, Marcelo Moreira, salientou que a construção da subestação foi importante para o posto porque eram frequentes os problemas no sistema elétrico que resultava na queima de equipamentos como o autoclave.
Obras - A Unidade Básica de Saúde Pequena Casa da Criança fica na Rua Mário de Artagão, 13, na Vila Maria da Conceição. Foram feitas a reforma da sala de curativos (troca do piso; instalação hidráulica, com pia e lavapés; azulejos e pintura); melhorias no escovódromo (pias e espelho, recuperação de alvenarias e piso); e criação de novo gabinete odontológico, com a instalação de duas cadeiras, troca do piso, recuperação das aberturas, instalações hidráulicas e pintura geral.
Na UBS também foi construída a subestação transformadora de energia elétrica, permitindo a utilização plena da rede elétrica (equipamentos de autoclave, compressor, entre outros), a recuperação do telhado do banheiro público e colocação de calha e telhado novo na sala de nebulização. A sala de odonto foi adaptada para abrigar uma equipe do PSF, com dois consultórios e sala dos agentes. No pátio, execução de mureta de contenção, drenagem e canalização das águas pluviais, construção do muro e portão externo e pintura geral da fachada e lateral.

Nenhum comentário: