sexta-feira, janeiro 30, 2009

ZH, Correio e Diário entre os maiores do Brasil


Zero Hora, Diário Gaúcho e Correio do Povo estão na lista dos 10 jornais que mais circularam em 2008. A Zero Hora aparece em 7º lugar, com a circulação de 187.220 mil exemplares por dia. Logo em seguida, vem o Diário Gaúcho, com uma circulação diária de 167.125 mil exemplares. O Correio do Povo aparece a seguir, na 9ª posição, com 157.543 mil exemplares circulando por dia.
Os dados são do Instituto Verificador de Circulação (IVC). Em relação a 2007, a pesquisa principal mostra que circulação média diária de jornais no Brasil cresceu 5% no ano passado. O número médio de exemplares vendidos passou de 4,14 milhões para 4,35 milhões. Apesar do crescimento, o resultado é inferior ao alcançado em anos anteriores. Em 2007 o aumento foi de 11,8% e em 2006, de 6,5%.
O diretor-geral do IVC, Ricardo Costa, considera prematuro qualquer análise no momento. “O crescimento de 2007 é que foi muito alto. Ainda está um pouco cedo para fazer qualquer estimativa. Mas acreditamos que, mesmo com o cenário desfavorável, existem boas oportunidades para a circulação de jornais terem um bom comportamento, de continuar crescendo em 2009”, diz.
O diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, comemorou o resultado alcançado no ano. Ele também considera cedo para fazer previsões para este ano, mas acredita em um crescimento maior, principalmente por parte dos jornais populares. “A explicação principal para esse crescimento continua sendo o jornal popular. Para 2009, acreditamos que ainda existe espaço para crescimento, principalmente nas camadas populares”, avalia.
» Veja aqui a lista completa divulgada pelo IVC.

Nenhum comentário: