quarta-feira, janeiro 28, 2009

*O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza a exposição fotográfica "Ipês". A Mostra, temporária, retrata a exuberância do florescimento do "Ipê" (Tabebuia sp.), com fotos enviadas pela comunidade e sementes de diversas variedades desta árvore característica de Porto Alegre. A mostra ocorre até o dia 28 de fevereiro e a visitação pode ser realizada de terças a domingos, das 9 às 17h, e estará fechada entre os dias 21 e 24 de fevereiro.
Outras informações podem ser obtidas no site www.pucrs.br/mct/eventos, pelo e-mail
relacionamento.mct@pucrs.br
ou telefone (51) 3320-3597.Sobre o Museu
A área de exposições do MCT está distribuída em três pavimentos e dois mezaninos, destinados exclusivamente para exibir atrações para todas as idades e interesses. No local, praticamente todas as instalações permitem a interação do visitante com os experimentos, facilitando e tornando lúdico o aprendizado.
Ao final do passeio, é possível levar para casa um pouco do mundo de descobertas. Na loja do Museu estão disponíveis réplicas de dinossauros, esqueletos de animais pré-históricos para montar, livros, vestuário e outros produtos com a marca do MCT.
*A partir desta sexta-feira, 30 de janeiro, seis universitários da Faculdade de Odontologia da PUCRS embarcam para o interior de Roraima para desenvolver atividades na cidade de Normandia, dentro do Projeto Rondon. Serão realizados projetos nas áreas de cultura, direitos humanos, educação e saúde, além de palestras, oficinas e minicursos. Eles ficam no local até 15 de fevereiro.
Normandia fica a 180 quilômetros de Boa Vista, tem aproximadamente 7 mil habitantes e a economia baseada na fruticultura. Mais de 98% do território de 7 mil quilômetros quadrados pertence aos indígenas. Recentemente, o plantio de arroz também ganhou espaço, gerando conflitos com os não índios. Uma das propostas criadas pelo grupo acadêmico pretende agregar valor ao artesanato nativo.
Em Normandia, metade da comunidade adulta tem nível universitário. Porém, a boa instrução não impede o crescente índice de violência contra crianças. Para buscar soluções capazes de minorar o problema, foram programadas oficinas sobre educação sexual, gravidez na adolescência e uso de drogas, em parceria com o Conselho Tutelar.
O Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes. Em 2008, quando foi aberto o processo de seleção para alunos voluntários na PUCRS, houve 180 inscrições para seis vagas. A grande disputa se justifica. Num trabalho que excede o assistencialismo, os acadêmicos têm a oportunidade de descobrir as carências de populações distantes de sua realidade, tanto econômica quanto geograficamente. "Chamamos essa atividade de curso intensivo de Brasil", comenta o professor Denis Dockhorn, um dos líderes da missão. Informações complementares estão disponíveis pelo telefone (51) 3320-3506, ramal 4065.
*O primeiro curta produzido em vídeo de alta definição será exibido em HDTV neste sábado, 31 de janeiro, na RBS TV, às 12h20min. "27- Janela" foi produzido no curso de Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) e conta a história de uma mulher que embarca em um ônibus com destino à praia e, antes mesmo do carro partir, o silêncio entre as poltronas é quebrado pelos passageiros. O sossego da mulher é ameaçado quando os companheiros de viagem começam a interferir em seus planos de férias. O filme tem roteiro e direção de Fábio Rangel. No elenco, estão Carla Cassapo, Nydia Gutierrez, Marcos Kligman, Mariel Motta, Marcelo Restori, Marcelo Weber e Nadya Mendes. A fotografia é de Gabriel Dinnebier, com arte de Elisa Treuherz e música original de Rossno Snel.

Nenhum comentário: