sexta-feira, março 05, 2010

Procempa apresenta palestra na CeBIT 2010
Os executivos da Procempa, que estão acompanhando a CeBIT 2010, em Hannover, na Alemanha, apresentaram hoje, 5, uma palestra com as soluções desenvolvidas pela Companhia para Porto Alegre. Os visitantes da maior feira de Tecnologia da Informação do mundo acompanharam, no "Flat World Forum", painel sobre cooperação internacional, a palestra “Procempa: A Brazilian E-gov Company”.
O diretor-presidente da Companhia, André Imar Kulczynski, explica que o objetivo é apresentar as soluções computacionais destinadas à gestão pública e à democratização do acesso aos serviços públicos municipais. O dirigente está na feira, desde a última segunda-feira, 1º, na companhia do secretário-adjunto de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Virgilio Costa, e dos gerentes de Tecnologia e Serviços, Eberli Riella, e de Operações, Lafaiete Everardi dos Santos.
A palestra, apresentada por Riella, abordou projetos como o Portal da Transparência, veiculado recentemente, onde os cidadãos podem acompanhar a prestação de contas da prefeitura, com acesso aos detalhes da receita e dos gastos públicos com pessoal e aquisições de bens, materiais e serviços; o Portal de Gestão, com a execução física e orçamentária dos programas e ações do governo; o Fala POA – 156; o Observa POA, com informações georreferenciadas e indicadores para qualificar a gestão; Sistemas WEB para apuração de eleições, que permite aos cidadãos acompanhar o andamento da contagem dos votos via internet e/ou no próprio local da apuração, em eleições como do Conselho Tutelar e Orçamento Participativo; Metroclima com as condições atmosféricas da cidade, 24 horas por dia, além de diferentes sistemas e serviços on-line nas áreas de finanças, urbanismo, trânsito e segurança pública.
Na área social, foram apresentadas a informatização nas escolas municipais, as atividades criadas para a saúde, como o Sistema de Informações Hospitalares (SHO), e de assistência social, como os sistemas de controle de doações para o Funcriança. A Procempa também apresentou o projeto Porto Alegre Móvel, com sistemas criados para dispositivos móveis, permitindo acesso à área financeira, ao Portal da Prefeitura, ao Portal de Gestão e ao sistema do Departamento de Águas e Esgotos, que entrega as contas de água na casa dos usuários através de tecnologias móveis.
Ao final da apresentação da comitiva brasileira, foi anunciada a realização do BITS (Business IT South America), uma edição especial do CeBIT que será realizada em Porto Alegre, entre os dias 10 e 12 de maio de 2011. A cidade foi escolhida para receber o primeiro evento da linha CeBIT fora do Continente Europeu por ser a Capital do Mercosul e também um ponto estratégico, facilitando a participação de diversas empresas e congressistas.
CeBIT - Além de proporcionar o conhecimento do que há de mais novo no mundo da tecnologia, a 25ª edição da CeBIT permite que os empresários entrem em contato com o mercado internacional. O Brasil participa com 18 empresas, sendo 12 do Rio Grande do Sul. Este ano, o evento conta com 4.157 expositores de 68 países. São esperados quase 400 mil visitantes até amanhã, 07, último dia da exposição. Connected Worlds (Mundos Conectados) é o tema escolhido. Na feira, há exposições, encontros corporativos, salas de negócios e conferências.

Nenhum comentário: