segunda-feira, maio 02, 2011

24ª Jornada Odontológica dos Formandos


A Faculdade de Odontologia da PUCRS promove, entre os dias 4 e 7 de maio, a 24ª Jornada Odontológica dos Formandos. Com o tema Contemporanizando conceitos, técnicas e vivências em Odontologia, o evento propõe uma reflexão sobre as tendências atuais da odontologia embasadas no conhecimento clássico. O evento terá a presença do americano Thomas Van Dyke, que falará sobre os novos conceitos em patogênese e estratégias terapêuticas em periodontia. Participam também especialistas e pesquisadores de São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.
As atividades ocorrem no Centro de Eventos da Universidade, no prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições e programação completa estão disponíveis no site www.pucrs.br/eventos/24jof. Outras informações pelo e-mail jornadapucrs2011@gmail.com ou pelo telefone (51) 3320-3562.


Encontro debate regularização fundiária e habitação social de interesse


Nesta quarta-feira, 4 de maio, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (FAU) e o Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade promoverão a primeira reunião do Eixo Temático do Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Na ocasião, será debatido o tema Regularização Fundiária - Habitação de Interesse Social no âmbito da Capital. O encontro refere-se ao protocolo de adesão ao Congresso que a Universidade assinou com a Prefeitura Municipal, em março. A palestra terá a presença da consultora na área de políticas públicas e planejamento urbano Jaqueline Menegassi e do coordenador técnico regional da área de habitação e interesse social da Caixa Econômica Federal Eduardo Speggiorin. O debate, aberto ao público, ocorre às 19h no auditório do prédio 9, no Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e tem vagas limitadas.
A FAU gerenciará as discussões em torno do eixo temático do Desenvolvimento urbano e ambiental durante os seminários mensais do 5º Congresso da Cidade, que seguem até o final do ano. Entre outros temas, serão discutidas a mobilidade urbana, edificações, habitação de interesse social, áreas verdes e fauna e a paisagem urbana. O objetivo é definir metas para a qualificação da vida urbana em Porto Alegre para os próximos 10 anos. Informações pelo telefone (51) 3320-3564.

Programa possibilita realização de curso na Espanha ou Estados Unidos

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa de Fortalecimento da Fundação Pública na América Latina, patrocinada pela Fundação Botín. Alunos dos cursos de Economia, Administração, Direito, História, Geografia, Ciências Sociais e Filosofia da PUCRS terão oportunidade de realizar um curso de qualificação profissional na Espanha ou nos Estados Unidos. As bolsas são oferecidas por meio do Programa Ibero Americano de Fortalecimento Institucional.
O procedimento pode ser feito até às 20h do dia 6 de maio e podem ser feitas no Núcleo de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão, sala 116 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O curso ocorre de outubro a dezembro deste ano e para participar é preciso ter entre 19 e 22 anos, ter de 50% a 70% dos créditos concluídos no curso em que está matriculado, rendimento superior ou igual a 8 e domínio da língua inglesa em nível intermediário. Informações pelo telefone (51) 3320-3656 ou no site www.fundacionmbotin.org.< BR>

Último dia de inscrições para extensão em Biologia Marinha

A Faculdade de Biociências da PUCRS promove extensão para quem tem interesse no ambiente marinho. O curso Biologia Marinha apresentará noções básicas de oceanografia, ecologia, habitats, organismos marinhos e poluição. As aulas acontecerão entre 3 de maio e 2 junho, nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 19h30min.
Inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727 ou no site www.pucrs.br/educacaocontinuada.

Museu de Ciências e Tecnologia promove exposição sobre a história do rádio

A partir desta terça-feira, 3 de maio, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza a exposição O rádio: uma história de pioneirismo no Brasil. O evento, alusivo a 9ª Semana Nacional de Museus: museu e memória, é realizado em parceira com a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) e retrata a evolução dos aparelhos radiofônicos, resgatando a memória tecnológica da comunicação brasileira.
A foto, o telefone sem fio e a foto da aura humana são alguns dos inventos expostos. A mostra conta ainda a trajetória do Padre Roberto Landell de Moura, precursor da radiotelefonia e responsável pelas primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio com aparelhos de sua invenção.
A exposição pode ser conferida de terça a domingo, das 9h às 17h, no saguão e no primeiro pavimento do MCT, no prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações no site www.pucrs.br/mct/eventos ou pelo telefone (51) 3320-3521.

Nenhum comentário: