terça-feira, setembro 23, 2008

*A 18ª Semana da Primavera inclui em sua programação diversas exposições e oficinas gratuitas abertas à participação de toda população. No Parque Farroupilha, a Feira da Primavera, instalada no estacionamento, traz plantas ornamentais até o dia 5 de outubro. Até o dia 28 de setembro, é possível visitar também a Mostra de Orquídeas e Bromélias. A Feira da Primavera conta com um estande que fornece informações sobre o Programa de Biomonitoramento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O programa consiste na utilização de plantas para avaliar a presença de poluentes no ar. Nas análises, será utilizada como bioindicador a Psidium cattleyanum, espécie arbórea nativa do Brasil, conhecida como araçá. As unidades utilizadas terão idade em torno de um ano e altura de aproximadamente 30 centímetros.
Fotos - A exposição das fotos vencedoras do Concurso Fotográfico “Porto Alegre em Detalhes” pode ser visitada na praça Mário Quintana do Shopping Iguatemi até o dia 28.
No saguão da Usina do Gasômetro, a Smam, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e a Associação Ciclística Zona Sul, expõe 13 modelos de bicicletas e fotos do Parque Natural Morro do Osso. São modelos de bicicletas speed, dupla, em taquara e reclinadas.
No saguão de entrada do prédio da Smam (Carlos Gomes, 2120), a exposição Consciência Ambiental, de Carlos Aguiar, conhecido como “Texeirinha”, jardineiro do Parque Marinha do Brasil, também integra a 18ª Semana da Primavera. Com duração de duas semanas, a mostra reúne numa maquete objetos confeccionados com resíduos encontrados na orla do Guaíba. São brinquedos como tartaruga, leão, porco, tatu, serpente, formiga, mosquito, mosca, centopéia, libélula, caracol, gafanhoto, aranha, joaninha, escorpião, louva-a-deus e um robô, esse montado com peças de aparelhos eletrônicos.
Ciclotur - Promovida pela Smam, a programação da Semana da Primavera estende-se até 28 de setembro, quando ocorrem o IV Ciclotur, com saída do Parque Marinha do Brasil, e a comemoração do 14ª Aniversário do Morro do Osso, transferida do dia 21, em razão do mau tempo.

Nenhum comentário: