sexta-feira, setembro 26, 2008

Festival de Pandorgas e passeio de bicicletas

O evento acontece domingo, no Morro do Osso, na Zona Sul.
A 18ª edição da Semana da Primavera de Porto Alegre trará no próximo domingo, 28, diversas atividades nos parques da cidade. O 10º Festival de Pandorgas, no Parque Natural Morro do Osso, tem início às 13h, com a participação de pessoas em cadeiras de rodas e encerra-se com a competição, às 15h, no platô do morro. As inscrições começam pela manhã e, a partir das 13h, há oficinas para confecção das pandorgas. Às 16h, ocorre o tradicional Parabéns a você, em comemoração aos 14 anos do parque.
A partir das 9h, também ocorre o IV Ciclotour, passeio ciclístico com saída do Parque Marinha do Brasil. As inscrições poderão ser feitas no local e a atividade é realizada numa parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) com a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (SME), Secretaria de Turismo (SMTUR) e Associação Ciclística Zona Sul.
No Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, localizado na Avenida José Aloísio Filho, 570, no bairro Humaitá, a população poderá assistir a dezenas de apresentações artísticas, recreativas e educativas, a partir das 15h. A programação é resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e tem apoio do Comitê Gestor de Educação Ambiental.
Para aqueles que preferem aproveitar o sábado, 27, será promovida a Caminhada pela Paz, no Parque Chico Mendes, às 9h. A atividade tem o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do CAR Nordeste, do PSF Safira Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e de Governança.
* No próximo fim de semana, serão realizadas caminhadas guiadas no Centro Histórico. Interessados em participar devem comparecer à Secretaria Municipal de Turismo (Travessa do Carmo, 84) e fazer a inscrição mediante a doação de um brinquedo em bom estado. As vagas são limitadas em 30 pessoas por passeio.
No sábado, 27, o roteiro pelo Centro Histórico Baixo terá saída às 15h30, do Serviço de Atendimento ao Turismo do Mercado Público. Orientado por um guia de turismo, o passeio inclui visitas externas a prédios históricos e atrativos turísticos existentes entre o Mercado e a Usina do Gasômetro, como o Chalé da Praça XV, o Paço Municipal, a Praça da Alfândega, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu Militar, a Igreja das Dores, o Museu da Brigada Militar e o Museu do Trabalho. O roteiro deverá durar cerca de duas horas.
Centro Alto - No domingo, 28, será a vez do roteiro pelo Centro Histórico Alto. Saindo do Theatro São Pedro às 15h30, a visita passará pelo núcleo cívico-histórico da Praça da Matriz, como o Palácio da Justiça, a Biblioteca Pública do Estado, o Forte Apache, a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini, o Palácio Farroupilha, o Museu e o monumento a Júlio de Castilhos e o Solar dos Câmara. A caminhada será de duas horas.
Os passeios serão realizados mesmo com chuva. Nesse caso, a recomendação é que os participantes levem guarda-chuva. A programação integra a agenda de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, e é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo.
* Neste domingo, além de aproveitar o tradicional passeio no parque da Redenção, as pessoas poderão fazer a troca de livros usados em bom estado. Serão 16 bibliotecas com os mais variados títulos expostos das 10h às 17h, junto ao Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha. A feira atingiu uma média de público de 10 mil pessoas nas sete edições anteriores. A iniciativa é da Secretaria da Cultura.

Nenhum comentário: