terça-feira, setembro 23, 2008


*O posto do Sine Porto Alegre oferece vagas de emprego em diversas funções. Os interessados devem comparecer na Avenida Mauá, 1013, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço é administrado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Empresas interessadas no aproveitamento de mão-de-obra podem solicitar uma visita dos captadores de vagas pelo telefone 3289-4796 ou pelo e-mail sine@smic.prefpoa.com.br.
Oferta de vagas - 30 vagas para repositor ou supridor de supermercados (ensino fundamental completo), 30 vagas para fiscal de loja (ensino médio completo), 50 vagas para atendente de chamado de alarme, 20 vagas para vendedor de surf shop (acesso à Zona Sul), 15 vagas para auxiliar de limpeza, 10 vagas para jardineiro (acesso a Canoas), 20 vagas para operador de caixa de restaurante (acesso a Zona Sul e ensino médio completo), 15 vagas para atendente de Mesa (ensino médio completo).

* Uma edição especial do Viva o Centro a Pé vai até o 4º Distrito da Capital no próximo sábado, 27. O passeio será orientado pela arquiteta Leila Nesralla Mattar, especialista em Projeto de Arquitetura Habitacional pela Ufrgs, mestre em História do Brasil pela PUCRS e doutoranda da pós-graduação em História da mesma universidade. É docente nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia da PUCRS.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (51) 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentro@yahoo.com.br. O roteiro começa às 10h, com saída do totem do Caminho dos Antiquários, na Praça Daltro Filho, em frente à Demétrio Ribeiro, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. O transporte será realizado em ônibus da Carris.
Por aproximadamente duas horas, os participantes irão apreciar exemplares da arquitetura industrial do 4º Distrito e de vilas operárias que caracterizaram a ocupação da região no século passado, como a fábrica Fiateci, o casario da Rua Paraíba e a fábrica de chocolates Neugebauer, que terá visitação interna.
Em caso de chuva, a programação será transferida para o sábado seguinte. A realização é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC) e do Programa Viva o Centro.
Mais informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

* As inscrições para a VI Jornada Estadual de Estudos Afro-brasileiros (Jeab) ficam abertas até quarta-feira, 24. O evento ocorrerá de 23 a 27 deste mês, no auditório Oswaldo Goidanich do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020, Centro). A jornada é direcionada a professores, universitários e outros interessados no tema. A inscrição deve ser realizada pelo e-mail arilson.memorial@uol.com.br ou pelo telefone (51) 3286-6190.
A promoção é da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Grupo de Trabalho Negro História, Cultura e Sociedade, a Associação de História Núcleo Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, a Maria Mulher Organização de Mulheres Negras, o Projeto Afro História Social e Realidade, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e o Grupo Africanidades, Ideologias e Cotidiano do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.
A jornada vai promover debate e reflexão sobre a história passada e atual da comunidade negra a partir das condições socioeducacionais, com base na Lei 10.639, que institui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica. Para a assessora pedagógica das Relações Étnicas na Smed, Adriana Santos, a criação de espaços como esse são fundamentais para o debate do tema.
“O evento reitera a vontade da secretaria em compor com a sociedade civil em geral, propondo e incentivando o protagonismo da cidade em discussões de cunho educacional relevantes a toda população, como é o caso desse assunto”, destaca Adriana. A iniciativa é parte da ação Conversações Pedagógicas, que integra o Lugar de Criança é na Família e na Escola, um dos 21 programas estratégicos do modelo de gestão da prefeitura.
* O Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, terá uma agenda de atividades organizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) com a participação de entidades do trade. A programação se inicia na próxima terça-feira, 23, e prossegue até domingo, 28. Um dos destaques será o Linha Turismo Zona Sul, roteiro que passará a ser oferecido regularmente na cidade a partir de 19 de outubro e terá seu lançamento no sábado, 27, com duas saídas do terminal localizado na Travessa do Carmo, 84, no Bairro Cidade Baixa, às 10h30 e às 16h30. Realizada como projeto piloto entre 15 de novembro de 2007 a 2 de março deste ano, a nova opção teve excelente receptividade, comprovada em pesquisa realizada na época junto aos passageiros. Das 5.223 pessoas que participaram do city tour no período, 90% avaliaram o roteiro como excelente e bom. O roteiro contempla dez bairros da Zona Sul, como Assunção, Tristeza, Ipanema, Vila Nova, Belém Velho e Glória, e atrativos como o Calçadão de Ipanema, às margens do Guaíba, e o Santuário Mãe de Deus, no alto do Morro da Pedra Redonda.
O Linha Turismo Zona Sul voltará a ser oferecido como um city tour regular a partir de 19 de outubro, com a entrada em vigor do horário brasileiro de verão. Nos demais horários do city tour, no dia 27, o onibus fará o roteiro tradicional que passa por cerca de 20 atrativos da área mais central da cidade. Neste dia, quem fizer o passeio turístico, em qualquer dos horários, estará contribuindo para o Dia da Criança, pois o valor das passagens será revertido em brinquedos que serão destinados a entidades assistenciais vinculadas à prefeitura. As reservas para o Linha Turismo devem ser feitas pelo telefone 3212.1628.

A programação da Semana do Turismo será integrada ainda por palestras, promoções do city tour Linha Turismo, caminhadas guiadas e passeio ciclístico, entre outras atividades. A Semana do Turismo de Porto Alegre tem como objetivo sensibilizar os moradores da Capital sobre os recursos e potencialidades turísticas da cidade. Na maioria das atividades, a inscrição será mediante a doação de brinquedos que serão destinados à crianças atendidas por entidades assistenciais no Dia da Criança. As doações deverão ser entregues na SMTur. Informações pelo telefone 3221.8510.
Confira a programação: Dia 23 * Palestra Convention & Vistors BureauPorto Alegre Convention & Visitors Bureau promoverá palestra sobre a estrutura e o funcionamento da entidade na capital gaúcha. O evento acontece no auditório da Fargs (Rua Marechal Floriano, 626) às 19h. Aberto a comunidade, as inscrições já podem ser feitas na SMTur mediante a doação de um brinquedo. As vagas são limitadas.Dia 24* Palestra para os taxistas de Porto Alegre“A importância do taxista para o turismo da cidade e a preparação para a Copa de 2014” serão tema da palestra do dia 24, organizada pelo taxista José Cestari com apoio das secretarias estadual e municipal do Turismo, do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e Sintaxi. O evento, aberto ao público, será no Hotel Ritter das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Dias 27 e 28* Fórum Acadêmico de Turismo e Hotelaria da FARGSNo auditório da Fargs (Rua Marechal Floriano, 626), às 9h30, com a participação de empresários do trade que apresentarão em painéis de 10 minutos suas vivências profissionais no setor em áreas como empreendedorismo, hotelaria, alimentos e bebidas, agência de viagens, setor público, consultoria em planejamento, formação e qualificação. O evento é promovido pelo Curso de Turismo e Hotelaria da Fargs. * Caminhadas no Centro Histórico Para quem gosta de andar a pé, a SMTur reeditará esse ano as caminhas guiadas no Centro Histórico. No dia 27, acontecerá o Roteiro Centro Histórico Baixo, com saída marcada para às 15h30 no Serviço de Atendimento ao Turismo (SAT) do Mercado Público. Orientados por um guia de turismo, o passeio inclui visitas externas aos prédios históricos e atrativos turísticos existentes entre o Mercado e a Usina do Gasômetro como o Chalé da Praça XV, o Paço Municipal, a Praça da Alfândega, Casa de Cultura Mário Quintana, o Museu Militar, a Igreja das Dores, o Museu da Brigada Militar e Museu do Trabalho.

No dia 28 será a vez do Roteiro Centro Histórico Alto. Saindo do Theatro São Pedro às 15h30, a visita passará pelo núcleo cívico-histórico da Praça da Matriz como o Palácio da Justiça, Biblioteca Público do Estado, Forte Apache, Catedral Metropolitana, Palácio Piratini, Palácio Farroupilha, Museu e Monumento a Julio de Castilhos e Solar dos Câmara. As vagas são limitadas. Em caso de chuva, os passeios não serão cancelados por isso vá preparado e leve seu guarda-chuva.

* IV CICLOTUR. A agenda comemorativa ao Dia Mundial do Turismo será encerrada no dia 28 com o IV Ciclotur, evento que integra também a Semana Municipal da Bicicleta 2008 e a 18ª Semana da Primavera de Porto Alegre. O passeio ciclístico de 25km (ida e volta) percorrerá toda a orla do Guaíba e seguirá até a Praia de Ipanema, com parada no Morro do Osso para um abraço simbólico que pretende ressaltar a importância de sua preservação como patrimônio natural da nossa cidade. A saída ocorrerá no Parque Marinha, às 10h, com retorno previsto às 12h. O evento terá o acompanhamento de uma UTI móvel da empresa Ecco Salva durante todo o trajeto.
Inscrições - As inscrições para todos os eventos devem ser feitas na SMTur (Travessa do Carmo, 84) mediante a doação de um brinquedo.

* Na tarde desta segunda-feira, 22, durante a abertura da 1ª Semana do Hip Hop, foram realizadas oficinas na Escola Estadual Coelho Neto (Rua Alexandre Herculano, 11, Bairro Bom Jesus). Mais de 50 alunos da 5ª, 6ª e 7ª série participaram de atividades sobre os quatro elementos do Hip Hop: b.boys, MC, DJ e graffiti. Segundo Luti Preira, coordenador-adjunto da Descentralização da Cultura, o objetivo é mostrar nas escolas e à cidade o trabalho que é sucesso na periferia, valorizando a arte da dança, da música, do canto e da rima e pintura. A semana integra o Calendário de Eventos da cidade.
Reginaldo Machado, 31 anos, o Du.R, sócio-educador, rapper, integrante da Central Unida das Favelas (CUFA), que há 12 anos trabalha nas comunidades coordenando ações de Hip Hop, foi o palestrante da abertura da Semana. Ele definiu a iniciativa da Descentralização da Cultura como reconhecimento do poder público ao Hip Hop. “E não poderia ser diferente, porque é o único movimento cultural de massa que tem o envolvimento da periferia” enfatizou.
Uma das oficinas mais concorridas foi a do b.boys, ministrada por Marcelo Luiz da Silva Conceição, o Anão, de 21 anos, que mostrou a todos a importância da cultura da dança para aumentar a auto-estima e cuidar da saúde.”Se não se cuidar, não haverá resistência”, afirmou. A outra mais concorrida foi a do graffiti, aos cuidados de Alan Vieira, de 20 anos, o ANN, que trabalha com a arte da pintura desde 1990 por entender que o Hip Hop é uma ferramenta de inclusão social.

Nenhum comentário: