quarta-feira, setembro 24, 2008

Recuperação de imóveis históricos foi prorrogado


*Hoje, 24, das 9h às 12h, e sexta-feira, 26, das 14h às 17h, a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger realiza a palestra “O papel das Áreas Protegidas para a Conservação da Natureza”. Nos encontros, será abordado o tema unidades de conservação, categorias, planos de manejo e gestão. Também haverá visita à sala temática de educação ambiental Augusto Carneiro, e vivência na trilha interpretativa guiada.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3258-1314. São oferecidas 15 vagas. As atividades integram a 18ª Semana da Primavera, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A reserva localiza-se na Estrada Otaviano José Pinto.

* Estão abertas as inscrições para a VII Jornada de Enfermagem do Hospital de Pronto Socorro, que tem o objetivo de atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde e capacitar estudantes. O evento será realizado de 8 a 10 de outubro, no Centro Universitário Metodista IPA (campus central), com conferências e mesas redondas.
Serão abordados temas como traumatismo e lesões, arritmias e eletrocardiogramas, intoxicações, tratamento de queimados, além de gestão e atendimento em emergência. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.prohps.org.br/setimajornada/.

* Foi prorrogado até 3 de outubro o processo de seleção de propostas para a recuperação e restabelecimento das características históricas e artísticas de imóveis privados do projeto Monumenta. São elegíveis para obtenção de financiamento subsidiado imóveis privados situados no centro histórico da Capital, dentro da área de influência do projeto Monumenta. As propostas devem ser entregues até as 18h do dia 3 de outubro no Mercado Público, 2º andar, sala 58 (Largo Glênio Peres, s/n), ou por via postal, conforme especificado no edital.
A abertura das propostas será realizada em sessão pública, na presença dos interessados, no dia 6 de outubro, às 9h30, no mesmo endereço indicado acima e posteriormente publicados nos diários do município e da União. As fontes de recursos são o Ministério da Cultura, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Município de Porto Alegre, dentro dos moldes contratuais do Projeto Monumenta.



Esta iniciativa responde à constatação de que os imóveis privados de valor cultural são tão fundamentais para a preservação do espírito e do ambiente das cidades históricas quanto os monumentos públicos e as praças. Muitos desses prédios, localizados nos núcleos históricos das cidades brasileiras, estão em más condições de manutenção, comprometendo a qualidade de vida das pessoas que neles habitam, ou por outro lado, encontram-se desocupados e sem condições de uso em razão da degradação que vêm sofrendo ao longo dos anos. Com isso as cidades antigas vão perdendo qualidade e deixando de contar a sua história.
O financiamento apresenta condições especiais, como por exemplo, taxa de juro zero, sem limite de idade, adiantamento para quem tem renda de até três salários mínimos, e ainda os custos das análises realizadas pela Caixa Econômica Federal serão pagos pelo Programa Monumenta.
O Programa Monumenta é uma ação estratégica do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio da Unesco, Iphan e Caixa Econômica Federal. As cidades onde o projeto é realizado disponibilizam recursos na forma de contrapartida. Atualmente 26 cidades históricas participam do Monumenta, sendo que em Porto Alegre sua implementação é responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e conta com a cooperação de outras secretarias da administração local.
São objetivos do Programa recuperar e preservar o patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca da importância do patrimônio e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto local.

* As portas antigas da cidade são conhecidas pela riqueza e diversidade de sua arquitetura. O Grupo Aquarelarte escolheu como tema de sua exposição anual, para 2008, uma mostra pictórica de portas encontradas em vários bairros de Porto Alegre. São aproximadamente 30 aquarelas de vários artistas participantes do grupo. A exposição temporária Portas de POA está aberta à visitação até o dia 28 no Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582), com entrada franca.
Os horários de funcionamento do Museu, que também traz a exposição de longa duração Transformações Urbanas – Porto Alegre de Montaury a Loureiro, são: de terças a sextas-feiras, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 13h30 às 17h30. Maiores informações pelo telefone 3289 8097.
* O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) abre inscrições gratuitas para atividades de educação ambiental a serem desenvolvidas na XV Semana Interamericana da Água e VIII Semana Estadual da Água do RS, que acontece de 27 de setembro a 4 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelos fones 3289 2215 e 3289 2216, diretamente com a Equipe de Educação Ambiental do DEP.
Os interessados podem fazer inscrições no Mini-curso de Educação Ambiental "Arroios Vivos", que ocorre na terça-feira, 30, às 14h, no Jardim Botânico (Avenida Salvador França, 1427). Este curso destacará a importância dos arroios e seu papel como ecossistema que possui flora e fauna específicas. Serão abordados o ciclo da água, o problema do lixo, destino correto do esgoto cloacal, aterros sanitários, etc.
No dia 3 de outubro, sexta-feira, às 9h, a Visita Orientada ao Arroio Dilúvio, com saída na casa de bombas 16 (Avenida Beira Rio, fundos do Foro, próximo ao Monumento das Cuias) tem como objetivo sensibilizar os participantes do real papel do Arroio para nossa cidade, percorrendo sua extensão da foz até à nascente. Também no dia 3 de outubro, às 16h, o DEP oferece uma apresentação do teatro de bonecos "Uma lição para dona poluição" para a primeira escola a ligar. Na peça, temas como poluição das ruas e dos corpos d"água são abordados de forma lúdica e descontraída, tendo como objetivo final o envolvimento e a sensibilização da criança quanto a essas questões ambientais.

Nenhum comentário: