terça-feira, setembro 23, 2008


* No próximo domingo, 28, das 10h às 17h, junto ao Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha (Redenção), será realizada a sétima edição da Feira de Troca de Livros de Porto Alegre. O evento é organizado pela Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de 16 bibliotecas. Qualquer pessoa pode chegar em um dos stands e trocar seus ivros, desde que estejam em bom estado. Nas edições anteriores, a média de público chegou a 10 mil pessoas. A Feira de Troca de Livros foi criada com a intenção de divulgar as bibliotecas existentes e dar aproveitamento aos livros usados ou excedentes. Ao longo de suas edições, instituições da grande Porto Alegre e interior têm participado. Informações podem ser obtidas por telefone (3289-8079).

* A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) e apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), promove neste sábado, 27, os 37º JOMEEX - Jogos Municipais de Estudantes Excepcionais. O evento será realizado das 9h às 18 horas, na sede campestre do Sesc (Av. Protásio Alves, 6220). O titular da Seacis, Tarcízio Cardoso, prestigiará a abertura do evento, a partir das 9h.
Com o objetivo de integrar pessoas com deficiência mental e múltipla por meio do esporte, o JOMEEX, nesta edição, deve reunir mais de 1,1 mil atletas com deficiência, alunos das três escolas da Apae em Porto Alegre e pessoas atendidas por instituições especializadas. A idade dos participantes vai dos nove aos 60 anos.
Os JOMEEX foram instituídos pela Lei 8.191, de 1998, que também estabelece o apoio do Executivo Municipal à realização do evento.


*Interessados em participar do 11º Festival de Música de Porto Alegre já podem retirar a ficha de inscrição no Auditório Araújo Vianna e na Usina do Gasômetro. Elas deverão ser entregues de 3 a 10 de outubro. O novo regulamento do festival privilegia a livre participação e concorrência entre todos os músicos, compositores e intérpretes da Capital. Uma das principais inovações será a extinção das categorias amador e profissional. Desde o primeiro festival, houve cinco mil inscrições.
Também não haverá mais divisão de inscrições por regiões da cidade, como anteriormente, e o festival ganhará em dinamismo, sendo realizado em quatro noites consecutivas. As inscrições serão pré-selecionadas entre 11 e 21 de outubro, por cinco jurados: Geraldo Flach, instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical; Victor Hugo, ex-secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, intérprete e jornalista; Mônica Kanitz, jornalista; Caetano Silveira, compositor; e a intérprete e compositora Lica.
Os 36 selecionados serão divididos em três grupos e concorrerão na fase classificatória, em 30 e 31 de outubro e 1° de novembro. As 12 músicas melhor classificadas estarão garantidas no CD do festival, editado anualmente. A grande final, que decidirá as melhores nas diferentes categorias, será em 2 de novembro. Os encontros serão realizados no Teatro de Câmara Túlio Piva.
Premiação - Além dos troféus, serão premiados em dinheiro a melhor música (R$ 4.000,00), o segundo lugar (R$ 2.500,00) e o terceiro lugar (R$ 1.500,00). Também receberão prêmios de R$ 500,00 as seguintes categorias: instrumentista, letra, arranjo e interpretação. Os 12 finalistas receberão ainda 50 exemplares do CD do festival.
Nas edições anteriores, os músicos inscritos eram divididos em 16 regiões da cidade, de acordo com seus locais de residência. Havia uma pré-seleção das inscrições de cada região e apenas 12 músicas concorriam entre si na primeira fase pelo direito de competir com a melhor de cada uma das outras regiões.
A organização do festival entende que o critério atual, que baseia a pré-seleção com o critério de qualidade, independente da localidade, é mais adequado ao espírito do festival, além de dinamizar sua realização. Entre os nomes destacados que competiram no Festival de Música de Porto Alegre estão artistas como Richard Serraria, que brilhou com a Bataclã FC e hoje segue carreira solo, Karine Cunha, Fausto Prado, Gelson Oliveira, Caetano Silveira, Renata Adegas, Rafael Brasil, Zé Caradípia e Ricardo Pacheco.
Inscrições - Deverão ser realizadas entre 3 e 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, no Auditório Araújo Vianna (Avenida Oswaldo Aranha, sem número) e na Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551, 6° andar, na Coordenação de Descentralização). O regulamento está disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br/cultura. Mais informações: (51) 3311-6942 e cm@smc.prefpoa.com.br.

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