segunda-feira, setembro 22, 2008

* A partir desta segunda-feira, 22 de setembro, começa a 21ª edição do SET Universitário, evento promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS que reunirá cerca de 5 mil estudantes no Campus Central da Universidade até quarta-feira, dia 24. Às 17h ocorre a primeira palestra, ¿Do jornalismo investigativo ao livro reportagem¿, com o jornalista e escritor Klester Cavalcanti¿, no auditório da Famecos. Às 19h30min o RBS Debates terá como tema ¿Linguagem: o desafio de quem quer se comunicar com o mundo¿, e as presenças do jornalista e colunista da Zero Hora Roger Lerina, o diretor-presidente da Borghierh Lowe, Ehr Ray, a sócia e diretora executiva da LVBA Comunicação e Relações Públicas, Gisele Lorenzetti, e o jornalista Ricardo Noblat. Será no Centro de Eventos da Universidade. O programa "Camarote TVCOM" será transmitido ao vivo do saguão da Famecos nesta segunda-feira. A atração será apresentada das 20h30min às 22h30min, no canal 36 UHF e da Net. Participam a diretora da Famecos, Mágda Cunha, e os professores Victor Necchi, Eduardo Pellanda e Fabian Chelkanoff. Uma das principais características do "Camarote TV COM" é ser um programa itinerante: a cada dia os apresentadores Kátia Suman e Rodrigo Lopes entrevistam convidados sobre temas jornalísticos e de entretenimento em algum lugar de Porto Alegre. É a terceira vez que o programa é feito na PUCRS: em 31 de julho a transmissão foi no Museu de Ciências e Tecnologia da Universidade (MCT) e no dia 21 de agosto no Parque Esportivo. De todos os eventos voltados para alunos de Comunicação e de Cinema do Brasil, poucos são tão tradicionais quanto o SET Universitário. Desde 1988, a Instituição recebe milhares de estudantes de diversos municípios gaúchos e de outros estados, que têm a oportunidade de trocar experiências com professores, pesquisadores e profissionais que atuam fora da academia.
As palestras abordarão assuntos como "Tendências do jornalismo" "Pós-produção e finalização em cinema", "Comunicação corporativa", "Grandes coberturas jornalísticas" e mais temas. As atividades ocorrerão em vários auditórios do Campus Central da Universidade e são gratuitas. Não é necessário efetuar inscrição para participar das palestras, mas os interessados em receber certificado devem se cadastrar no site do evento (www.pucrs.br/famecos). O acesso aos auditórios obedecerá à lotação dos espaços. Doze estudantes do curso de Jornalismo da Famecos realizam a cobertura completa do evento. As notícias, fotos, e a transmissão ao vivo das palestras podem ser conferidas no site www.pucrs.br/famecos. O 21º SET Universitário segue até quarta-feira, 24 de setembro. Informações adicionais no site citado.
* "O que tem por trás da Direção de Arte?"; "O que tem por trás da Redação?"; "O que tem por trás das idéias?"; "O que tem por trás do negócio?". Esses assuntos serão esxpostos e discutidos no curso "Perestroika Ponto A", que será realizado nos dias 27 de setembro, 11 e 18 de outubro e 1º de novembro. A atividade pretende fazer conexões entre a cultura, as necessidades dos clientes e a capacidade de interpretação dos consumidores, a partir da visão inversa do processo criativo da peça publicitária. As aulas serão aos sábados, das 15h às 19h, no Laboratório de Hospitalidade dos cursos de Hotelaria e Turismo, no prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações complementares pelos sites www.pucrs.br/cursoseeventos, cursopontoa.wordpress.com, pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
* Até esta quarta-feira, 24 de setembro, estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa gratuito de formação na Plataforma .Net, realizado pelo Centro de Inovação PUCRS em parceria com a Microsoft. O treinamento, voltado a alunos da graduação e a alunos do ensino médio que tenham afinidade com a área de Tecnologia da Informação (TI), tem como objetivo qualificar jovens estudantes para o mercado de trabalho em tecnologia .Net, explicando questões de infra-estrutura de tecnologia de informação e desenvolvimento de sistemas. O Student to Business (S2B) será realizado no Campus Central da Universidade, prédio 96B (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e terá duração de 84 horas/aula, dividas em três etapas eliminatórias. Na terceira etapa os alunos serão submetidos a uma prova de idiomas (inglês e espanhol) para identificar seu grau de compreensão. No momento da inscrição, que pode ser realizada pelo site http://www.centrodeinovacao.org.br/, os candidatos poderão escolher entre os turnos da manhã ou tarde. Nesta edição, o S2B acontecerá simultaneamente em 18 estados do país: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. A lista dos conteúdos para a prova da primeira fase e outras informações sobre o programa estão disponíveis no mesmo site das inscrições. Esclarecimentos adicionais na página www.pucrs.br/centrodeinovacao ou pelo e-mail ci@pucrs.br.
* A FarmáciaEscola da PUCRS realiza a "Campanha pelo uso racional de medicamentos", que recebe remédios vencidos ou que não são mais utilizados com a intenção de conscientizar os usuários e evitar os problemas decorrentes do uso ou descarte inadequado das drogas. Estima-se que metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados, vendidos ou utilizados de maneira inadequada - isso em nível mundial. O uso racional requer que os pacientes recebam medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas, em doses adequadas e individualizadas, pelo período de tempo requerido e a um custo razoável. A FarmáciaEscola está localizada no prédio 12B do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3384-2257.
* Descobrir curiosidades sobre as mais de 40 mil espécies de aranhas existentes, como por exemplo, que algumas vivem em sociedade, outras são coloridas e canibais. As informações podem ser obtidas na exposição "Aranhas: Inimigas ou Aliadas?" no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Quem visitar o local poderá saber mais sobre os aracnídeos. Estão expostas, até 30 de novembro, aranhas coloridas, canibais, que vivem em sociedade, e também imagens microscópicas em ampliações e aranhas vivas. O MCT está aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, e fica no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct/eventos.

Nenhum comentário: