quarta-feira, março 04, 2009

*Doenças do coração e câncer de mama são as maiores causadoras de morte entre mulheres na Capital. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborarou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Ao longo do mês, de forma gratuita, serão realizados exames citopatológicos, mamografias, colesterol, triglicerídeos e outras atividades que facilitem o acesso das mulheres aos serviços preventivos de saúde oferecidos pela prefeitura.
Segundo a coordenadora das Políticas de Saúde da Mulher, Luciane Rampanelli Franco, desde 1980, a principal causa de mortes entre mulheres de Porto Alegre é a doença cardiovascular, sendo que em 2007 os distúrbios cardiovasculares apresentaram uma porcentagem de 34,6% das mortes e as neoplasias chegaram a 23,7%. Conforme Luciane, as mortes por câncer de mama têm se mantido em patamar alto e estável. "Nos últimos cinco anos, a média foi de 200 mortes por ano entre mulheres", explica. Já o câncer de colo de útero tem apresentado tendência de queda na mortalidade, sendo que até 2007 se encontrava abaixo de 50 mortes/ano.
Atividades - A realização de exames de prevenção como o citopatológico, mamografias, colesterol, triglicerídeos e glicemia de jejum são algumas atividades programadas para o mês de março. Grupos, oficinas e palestras sobre planejamento familiar, prevenção do câncer de mama, violência contra a mulher e embelezamento também serão desenvolvidas nas unidades de saúde durante o mês.
Dia 13, o PSF Santa Marta promove banca de prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Dia 21, o Centro de Saúde Modelo realiza Coleta de CP, oficina de beleza de dança e expressão corporal. A comunidade também poderá acompanhar palestra sobre violência contra a mulher, a partir das 8h30, na UBS Passo das Pedras (dia 24).
Programação completa.
Prevenção - Veja algumas dicas de cuidado com a saúde para prevenção de doenças cardiovasculares: prática de atividades físicas regulares, dieta saudável e avaliação clínica regular, principalmente após os 40 anos.
As mulheres devem fazer mensalmente o auto exame da mama e o exame clínico da mama (anual) com profissional capacitado. As mulheres acima de 35 anos, e com fatores de risco para câncer de mama (histórico familiar), devem fazer exame clínico e mamografia anual.
Todas as mulheres acima de 50 anos devem fazer mamografia anual. O exame citopatológico do cólo do útero deve ser realizado desde o início das relações sexuais ou acima de 18 anos, anualmente, após dois exames normais, esta paciente poderá fazer o exame a cada três anos.
Leia mais sobre a programação da prefeitura alusiva ao 8 de março
*A Cia. Carris Porto-Alegrense promove, de 9 a 13 de março, o curso Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas são abertas a colaboradores e da empresa e a comunidade em geral.
A turma para multiplicadores será das 7h30 às 12h30. Para uso pessoal há três opções: das 13h às 15h30, das 15h45 às 18h15 e das 18h30 às 21h. As aulas serão ministradas na sede da União Social dos Empregados da Carris (Rua Frei Antônio de Caxias, 300, atrás da empresa). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira no Serviço Social da empresa, pelos telefones 3289-2135 e 3289-2182, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Cozinha Brasil - O curso trabalha o aproveitamento integral dos alimentos, sem desperdiçar cascas e talos, proporcionando à população mais saúde e menos gastos financeiros. A atividade é realizada numa parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi/Fiergs), com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cosans) da prefeitura.
O programa Cozinha Brasil é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No Rio Grande do Sul, funciona desde janeiro de 2005 com duas unidades móveis. De acordo com o coordenador da Cosans, Carlos Antônio Silva, o objetivo é proporcionar condições para que cada pessoa treinada possa se tornar um multiplicador, levando os conhecimentos para as comunidades, para seu lar e local de trabalho, principalmente quem está ligado às cozinhas comunitárias.

Nenhum comentário: