segunda-feira, março 02, 2009

*A 5ª edição do Projeto A Hora do Bicho inicia, neste mês de março, destacando o Cisne- branco, ave aquática caracterizada pelo longo pescoço e por patas curtas, que mergulha a cabeça na água para procurar plantas aquáticas. Em época de reprodução os casais separam-se do grupo para construir o ninho e tornam-se muito agressivos. Formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde a fêmea choca de 3 a 8 ovos. No Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, os cisnes-branco vivem no Lago Grande com outras aves aquáticas. Na época da reprodução, constroem seus ninhos nas ilhas e cuidam dos filhotes com muita dedicação.
O Projeto A Hora do Bicho, iniciado em 2004, visa apoiar à coleta seletiva do lixo realizada no Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto visa conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
Na edições anteriores o Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira, africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.
Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies:Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro), Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro).

Nenhum comentário: