segunda-feira, março 02, 2009

*A PUCRS divulgou nesta segunda-feira, 2 de março, a relação dos candidatos classificados em 3ª chamada e a lista de espera da 3ª chamada do Concurso Vestibular de Verão 2009. Ela pode ser conferida no site www.pucrs.br/vestibular, com os nomes em ordem alfabética, código do curso e a classificação ao lado do nome. A matrícula será feita nesta terça-feira, 3 de março, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A Guia de Recolhimento pode ser impressa na internet (no site citado) ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus, a partir das 8h30min.
Os relacionados na Lista de Espera também devem comparecer no mesmo local, para preencher o Termo de Manifestação de Interesse na vaga. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3557.
*Para quem tem interesse em arte, história, música e mitologia, a PUCRS promove a 13ª edição dos "Cursos Integrados de Artes". As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março. São seis opções, cada curso com um encontro semanal. Descobrindo a História das Mulheres, propõe aprofundar estudos sobre os vultos femininos por meio da História, enfocando aspectos da vida cotidiana, política, social e artística das mulheres através dos tempos. Na programação, temas como "O mito da mulher"; "A mulher na antiguidade"; "As representações da mulher através da literatura e da arte no Medievo"; "O papel das mulheres no renascimento tardio"; "A arte romântica e realista"; "A história das mulheres no Brasil", entre outros.
Descobrindo a Mitologia e a Arte Antiga, pretende aprofundar o estudo sobre a arte antiga, analisando o contexto histórico das civilizações através da arte e da mitologia. Serão abordados aspectos culturais e artísticos do o Egito, Grécia e Roma.
Descobrindo a Arte e o Mecenato nas Cortes do Renascimento Italiano, visa aprofundar conhecimentos acerca do humanismo por meio da arte renascentista na Itália. "A transição dos conceitos estéticos medievais"; "A escola Veneziana" "a Genialidade de Leonardo da Vinci"; "Os Estados e o Mecenato Papal", serão alguns dos temas estudados.
Descobrindo Arte e a História Oriental, propõe, através de uma análise histórico-artística, decodificar os principais conceitos da arte oriental, numa aproximação maior do público com suas múltiplas facetas. Na programação, serão abordadas "Mesopotâmia", "O Império e Arte Persa"; "O Império Bizantino - Constantino, Justiniano e o apogeu"; "China"; "Japão" e "Índia".
Descobrindo a História Geral da Música, apresenta, por meio de uma evolução histórica, uma visão do desenvolvimento musical através dos séculos, aprimorando o conhecimento de cada período e de seus grandes compositores. Na programação: "Os primórdios da música e o canto Gregoriano"; "A notação musical"; "A Revolução do Barroco"; "O Classicismo Vienense"; "Romantismo"; "A ópera"; e "A Modernidade", entre outros assuntos.
Descobrindo a História Cultural do Século 19, visa aprofundar estudos sobre a arte e os movimentos culturais que floresceram na segunda metade desse século, destacando o movimento Impressionista. Na programação, temas como "O Realismo"; "A Escola de Barbizon"; "As raízes impressionistas e o Salão Oficial"; "O Impressionismo"; "A urbanização de Napoleão 3"; "O Simbolismo"" e "A arquitetura eclética e o Art-Nouveau", entre outros.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estudantes ou diplomados da PUCRS além de ex-alunos dos cursos integrados têm desconto. Informações pelos telefones (51) 3320-3680, (51) 9975-6949 ou (51) 9151-5162.

Nenhum comentário: