quinta-feira, junho 11, 2009

*O Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores. No dia 20 de junho ocorrerá o próximo encontro, a oficina "Educação para a paz", ministrada pelas educadoras Carla Corrêa, Daisy Casagranda, Tatiana Hossein, Vanessa Silva e Sheila Bueno. A atividade ocorre das 9h às 12h na sala 217 do prédio 15, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Neste semestre, o LAM oferecerá três diferentes atividades, todas gratuitas, para alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As oficinas de formação continuada ocorrerão aos sábados pela manhã, os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras do mês e as oficinas permanentes às segundas-feiras e terças-feiras.
Informações adicionais e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*A Faculdade de Psicologia da PUCRS realiza, nos dias 25 e 27 de junho, o curso "Acerte no currículo e na entrevista e facilite sua colocação profissional", com a psicóloga e coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital São Lucas Maria Rita Montano Coelho. O encontro do dia 25 será das 19h às 22h e o de sábado, 27, das 9h às 12h, no prédio 40 do
Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. As inscrições estão disponíveis na Pró-Reitoria de Extensão, na sala 201 do prédio 40. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) lançou o e-book "Educação e ética - em busca de uma informação", de Jorge Renato Johann, que ressalta a importância de aliar ética com educação. Os conteúdos destacam, por exemplo, as teses da alemã Hannah Arendt, que trata da condição humana. Também são citados Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. A obra pode ser conferida gratuitamente pelo endereço www.edipucrs.com.br/educacaoeetica.pdf.
O autor possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição, mestrado em História da Cultura e doutorado em Educação pela PUCRS. Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação da Universidade Tiradentes - UNIT. Tem experiência na área de educação, com ênfase em fundamentos da educação, atuando principalmente com temas como ética, filosofia da educação, história da educação e metodologia científica.
*A partir da próxima segunda-feira, 15 de junho, até quarta-feira, dia 17, o Doutorado em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da PUCRS realiza os "Seminários Abertos em Criminologia". Serão avaliadas diversas questões na área, com a participação de especialistas e entrada franca. No dia 15 estará em pauta a "Criminologia Feminista"; "Criminologia Culturalista", no dia 16, e "Ética na Investigação Criminológica" no dia 17. O evento será realizado às 19h30min na sala 1035 do prédio 11, no
Campus Central da Universida de (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
*Nesta sexta-feira, 12 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza a palestra "Mudanças na Antropologia Filosófica". Participa como palestrante o professor Ernildo Stein, que na oportunidade lançará também a obra "Antropologia Filosófica - Questões epistemológicas". Será às 14h30min, no auditório térreo do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A palestra integra o ciclo de conferências "Projetos de Filosofia" e a entrada é franca, mediante doação de um livro inf antil. Informações pelo telefone (51)3320-3554 ou e-mail filosofia-pg@pucrs.br.
*O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática da PUCRS (PET-Inf) realiza nesta sexta-feira, 12 de junho, mais uma atividade do "SeminaPaper", espaço onde os bolsistas de Iniciação Científica e PET, além de alunos matriculados nas disciplinas de Estágio e Trabalho de Conclusão, apresentam trabalhos e pesquisas. O tema será "Aquisição de Informação baseada em sistemas de pergunta e resposta", apresentado pelo mestrando em Informática da Ufrgs Rodrigo Wilkens, que explicará os principais métodos, técnicas e ferramentas que são utilizados nos sistemas de pergunta e resposta e sua evolução nos últimos anos.
A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. O encontro ocorre às 14h30min, no auditório 217 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8701.

Nenhum comentário: