Translate

terça-feira, junho 09, 2009


*A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro exibe a partir de hoje, 9, uma pequena mostra reunindo seis dos sete filmes que o cineasta austríaco Josef von Sternberg realizou na década de 30 com a atriz Marlene Dietrich: O Anjo Azul, Marrocos, O Expresso de Shangai, A Vênus Loira, A Imperatriz Galante e Mulher Satânica. Sternberg foi o principal responsável pela criação do mito de Marlene, explorando sua beleza através de recursos de iluminação e da utilização de figurinos suntuosos, que logo a transformariam na atriz mais famosa de seu tempo, ao lado da sueca Greta Garbo. Admirado pela crítica francesa pelo caráter barroco de seu cinema, Sternberg foi um dos tantos diretores europeus massacrados pela máquina hollywoodiana. Embora tenha morrido no ostracismo, em 1969, sua reputação como autor tem crescido cada vez mais, especialmente pela série de filmes em que dirigiu sua musa Dietrich. Os filmes da mostra Dietrich/Sternberg serão mostrados em DVD, em três sessões diárias (15h, 17h e 19h), até domingo, 14.
Programação O Anjo Azul (Der Blaue Engel), de Josef von Sternberg (Alemanha, 1930, 107 minutos). A paixão doentia de um professor por uma dançarina irá levá-lo à destruição. Filme que consagrou Dietrich, valendo-lhe o convite para trabalhar em Hollywood.Marrocos (Morocco), de Josef von Sternberg (EUA, 1930, 92 minutos). Cantora de cabaré se envolve com soldado da Legião Estrangeira. Primeiro filme americano de Dietrich, foi um grande sucesso de público. Entre as cenas mais famosas, está aquela em que Marlene, trajando um smoking, beija uma mulher na boca.O Expresso de Shangai (The Shanghai Express), de Josef von Sternberg (EUA, 1932, 80 minutos). Os passageiros de um trem envolvem-se numa trama de espionagem.A Vênus Loira (Blonde Venus), de Josef von Sternberg (EUA, 1932, 93 minutos). Para pagar o tratamento de saúde de seu marido, mulher se prostitui.A Imperatriz Galante (The Scarlet Empress), de Josef von Sternberg (EUA, 1934, 104 minutos). Fantasiosa e extravagante cinebiografia de Catarina, a Grande, imperatriz da Rússia.Mulher Satânica (The Devil is a Woman), de Josef von Sternberg (EUA, 1935, 80 minutos). Na Espanha, um homem relembra a paixão devastadora por uma mulher que arruinou sua vida. Adaptação do romance de Pierre Louÿs, que nos anos 70 ganharia uma nova versão dirigida por Luís Buñuel, Esse Obscuro Objeto do Desejo.

Horários

Semana de 9 a 14 de junho de 2009Terça-feira (9 de junho)15h – Marrocos17h – Mulher Satânica19h – O Anjo AzulQuarta-feira (10 de junho)15h – A Imperatriz Galante17h – O Expresso de Shangai19h – A Vênus LoiraQuinta-feira (11 de junho)15h – O Anjo Azul17h – Marrocos19h – Mulher SatânicaSexta-feira (12 de junho)15h – A Vênus Loira17h – A Imperatriz Galante19h – O Expresso de ShangaiSábado (13 de junho)15h – O Anjo Azul17h – Marrocos19h – Mulher SatânicaDomingo (14 de junho)15h – A Imperatriz Galante17h – O Expresso de Shangai19h – A Vênus Loira

Nenhum comentário: