segunda-feira, setembro 07, 2009

A artista plástica hamburguense Magna Sperb expõe a série de trabalhos (Des)encontros na Usina do Gasômetro a partir de hoje, 4. Resultado de um projeto realizado para o pós-graduação em Poéticas Visuais e Processos Híbridos da Feevale, as obras recortadas em MDF e pintadas com tinta acrílica mostram excertos de figuras humanas retiradas das páginas de revistas e jornais.
A exposição (Des)encontros está aberta à visitação até 4 de outubro, de terças-feiras a domingos, das 9h às 21h, no quarto andar da Usina do Gasômetro – avenida João Goulart, 551
Técnica - A apropriação de imagens ganha o tom pessoal de Magna, que as desfaz para reconstruí-las depois, de acordo com seus próprios critérios. Apesar dessa gênese, a artista garante que seu trabalho não deve ser visto nem como crítica, nem como elogio, mas apenas como constatação de uma realidade contemporânea, que é a exposição constante do convívio e das relações sociais na mídia.
Rostos, pernas e braços são os elementos retirados por Magna de fotos de festas, publicadas na mídia, para compor seus trabalhos. Agrupadas, formam infinitas composições. “É a roda-viva de encontros e desencontros dos relacionamentos atuais”, revela a artista. Além das montagens, as peças permitem muitas outras variações e a aplicação nos mais diversos fundos. “Na busca frenética pela felicidade e pelo prazer a qualquer custo, os encontros se tornam mais rápidos, superficiais e altamente rotativos. É essa combinação de dinâmica e efemeridade que meu trabalho pretende resumir”, diz Magna.
A artista - Magna Killing Sperb é natural de Novo Hamburgo, formada em Artes Plásticas e pós-graduada em Artes Visuais, pela Feevale. Em 2008, foi selecionada para o 18° Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre, e para a exposição ARTE+ARTE, da Associação Chico Lisboa. Em 2007, apresentou a exposição individual Objetos de Desejo, na Galeria Modernidade em Novo Hamburgo. Participou em diversas coletivas ao longo de sua trajetória como artista plástica.

Nenhum comentário: