terça-feira, setembro 08, 2009

*Discutir a energia solar fotovoltaica no Brasil e apresentar linhas de atuação futuras são alguns dos objetivos do workshop "Estado da arte e necessidades para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Brasil". A atividade é organizada pelo Núcleo Tecnológico de Energia Solar da Faculdade de Física da PUCRS e será realizada no dia 10 de setembro. O evento, que tem entrada franca, ocorre das 14h às 17h30min no auditório do prédio 32, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/cbsolar.
*O Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), do curso de Geografia da PUCRS, agenda visitas gratuitas para alunos do ensino fundamental, de 5a a 8a série, e ensino médio. Os estudantes podem observar, em imagens de satélites, parques e outros pontos da cidade de Porto Alegre. Por meio de um simulador, é possível a conexão com diversos sensores que estão na órbita terrestre. O objetivo é proporcionar aos visitantes noções sobre imagens de satélites geoprocessadas e georreferenciadas e enfatizar o potencial da ciência geográfica na análise do espaço. As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, à tarde. Informações e agendamentos podem ser obtidos, a partir das 14h, pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4192 ou no site www.pucrs.br/ffch/lab-geo.
*O primeiro encontro dos "Seminários Avançados de Transporte Aéreo" será realizado na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro. A palestra será ministrada pelos comandantes da Gol Linhas Aéreas Paulo Villas Boas, que abordará o tema "Projeto Apolo: Como um grupo de astronautas pousou na lua há quarenta anos", e Tulio Eduardo Rodrigues, que falará sobre "Os desafios da Ciência após um século de Física Quântica". A atividade, organizada pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) ocorre às 14h no auditório do prédio 9, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estão previstos outros três encontros neste semestre. A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3542.
*A próxima edição do ciclo de palestras "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe" abordará o tema "Oscar Wilde: O retrato de Dorian Gray". Ministrado pelo professor da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Luiz Antonio de Assis Brasil, o encontro ocorre na quinta-feira, 10 de setembro, das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de um livro de literatura. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8280.
*Será realizada, no dia 16 de setembro, a atividade "Junta Médica: a misteriosa doença de Darwin", que integra a exposição (R)Evolução de Darwin, promovida pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Na ocasião, professores da Faculdade de Medicina constituirão uma junta médica que, por meio de paleomedicina, tentarão diagnosticar os males e as causas da morte do cientista. Charles Darwin teve sintomas que lhe causaram sofrimento na vida adulta, podendo ter influenciado os rumos intelectuais e científicos do seu pensamento.
O evento ocorre às 18h30min no Anfiteatro do MCT, prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais no site www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.
*Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Programa Students to Business (S2B), promovido pelo Centro de Inovação Microsoft - PUCRS. A participação é gratuita e busca capacitar alunos de Ensino Médio e de graduação nas tecnologias Microsoft, possibilitando sua inserção no mercado de trabalho. Neste semestre será oferecida, além das trilhas de "Desenvolvimento de Sistemas", "Infraestrutura de Redes" e "Banco de Dados", a de "Design para Web", voltada também para alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social. Ao final é realizada a aproximação com empresas para oportunidades de estágios.
Inscrições até o dia 27 de setembro pelo site www.programas2b.com.br. Outras informações pelo e-mail ci@pucrs.br ou (51) 3320-3672.

Nenhum comentário: