quinta-feira, setembro 10, 2009

*O Laboratório de Atividades Múltiplas (LAM), da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove atividades gratuitas para estudo, produção e socialização de conhecimento voltado para a formação continuada de educadores. Neste sábado, 12 de setembro ocorrerá o primeiro encontro desse semestre, a oficina "O ensino de Estudos Sociais: a construção dos conceitos de tempo e espaço", ministrada pela professora da da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS Roselane Zordan Costella. A atividade ocorre das 9h às 12h na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenid a Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O LAM oferece três diferentes atividades, todas gratuitas, para alunos do curso de Pedagogia, professores titulares das escolas de estágios e práticas de ensino e demais pessoas da comunidade interessadas. As oficinas de formação continuada ocorrerão aos sábados pela manhã e os círculos de cultura nas últimas quintas-feiras do mês.
Informações adicionais e inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*"Vidas Secas", de Graciliano Ramos, será a próxima obra analisada no projeto "Relendo a Literatura". A atividade, ministrada pela estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Ana Faedrich será no dia 16 de setembro, às 17h30min, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), sala 223 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.
A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
*A Faculdade de Direito da PUCRS promove o curso de extensão "ICMS Básico". Voltada para advogados, contadores, administradores de empresas e economistas, a atividade irá disseminar alguns fundamentos jurídicos do ICMS, que servirão de base para uma qualificada atuação profissional. Os encontros ocorrem de 12 de setembro até 3 de outubro, sempre aos sábados, das 8h30min às 12h30min. Temas como o ICMS constitucional no sistema tributário nacional, base de cálculo e alíquotas, o ICMS e os municípios, as hipóteses de incidência e o conflito aparente de competência serão tratados durante o curso.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais, com área de concentração em Sistema Penal e Violência. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos, até 18 de novembro. As linhas de pesquisa oferecidas são Criminologia e Controle Social e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Os documentos podem ser entregues na secretaria da Pós-Graduação , sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (av enida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.
*Até o dia 25 de setembro ocorre a Semana Farroupilha na PUCRS, um espaço para se reunir em grupo, almoçar, jantar e tomar chimarrão, entre outras atividades. No piquete "Querência Pastoral", no prédio 17 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 9h às 21h, haverá também uma exposição da cultura e tradição gaúcha, oficina de dança de salão, apresentações artísticas e o tradicional porco no rolete, carreteiro e churrasco. No dia 18 de setembro a Missa Crioula encerra a programação da Semana Farroupilha. Informações adicionais no centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade, pelo telefone (51) 3 320-3576. Abaixo a programação:


Churrasco e carreteiro: Reservar horário
Chimarrão: Durante todo o dia
Missa Crioula: Dia 18 de setembro, às 18h30min, no piquete
Oficina de Dança de Salão Gaúcha: Terças e quintas, das 12h30min às 13h; segundas, quartas e sextas, das 18h10min às 18h40min

Nenhum comentário: