quinta-feira, setembro 10, 2009

A Faculdade de Química da PUCRS está produzindo biodiesel a partir do óleo de cozinha no Projeto Social Eco-Óleo. O objetivo é gerar renda para a comunidade carente atendida pelo Centro Social Marista (Cesmar) da Vila Rubem Berta, na Capital. O óleo arrecadado será transformado em biodiesel numa miniusina com capacidade de produzir 800 litros por dia, localizada no Cesmar, e cedida pela empresa RSBIO. O biodiesel é obtido pela reação química entre o óleo de fritura e álcool. Para que a reação ocorra rapidamente é necessária a presença de um catalisador. Depois da reação, o biodiesel deve ser purificado, separando-o da glicerina que se forma no processo.
A proposta contempla um projeto de mestrado que envolve as Faculdades de Química, Serviço Social, Farmácia e Engenharia, o Cesmar e a empresa, além da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Smam) e do Departamento de Limpeza Urbana. Serão colocados recipientes para coleta nas escolas maristas de Porto Alegre, em bombonas de 30 litros.
Ainda neste semestre, os bares e restaurantes da PUCRS serão convidados a doar os óleos utilizados. O mestrando de Química e bolsista que coordena a atividade, Ronaldo Silvestre da Costa, espera oferecer pontos de coleta pelo Campus Central, estimulando alunos, funcionários e professores a trazerem o óleo de casa. A coordenadora do trabalho pela Faculdade de Química, professora Jeane Dullius, explica que o óleo de cozinha é uma fonte de energia renovável e que, se descartado de forma inadequada, pode levar à contaminação do solo. Ela alerta sobre a importância de reciclar, já que o acúmulo de óleo pode causar entupimentos de pias, refluxo de esgoto e rompimento das tubulações de esgoto.
A coleta e a produção em grande escala deverão iniciar em setembro. Parte do biodiesel será destinado à Smam para abastecer a frota de veículos, outra parte para a empresa RSBIO, que comercializa as miniusinas, e outra será utilizada no Cesmar. Os resíduos que sobrarem da produção serão utilizados na fabricação de sabonetes ou produtos de limpeza, tarefa que envolverá a Faculdade de Farmácia e a comunidade da vila. Os professores Sérgio Rahde e Carlos Alexandre dos Santos, da Engenharia, testarão os efeitos do combustível nos motores dos veículos.

Como participar

O grupo do Projeto Social Eco-Óleo também organiza palestras e capacitações explicando a importância da campanha, além de fornecer informações sobre o processo de produção. Interessados em participar e doar óleo de cozinha utilizado podem fazer contato com o Cesmar pelo telefone (51) 3366-3817 e a Faculdade de Química pelo (51) 3320-3549 ou e-mail quimica@pucrs.br.

Nenhum comentário: