sábado, setembro 12, 2009

* A intensa campanha de educação para o trânsito e de respeito à travessia de pedestres, lançada nesta semana em Porto Alegre, com ampla divulgação na mídia, começa a se espalhar por outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em apenas dois dias, o Disque Faixa (3289-4444) registrou mensagens de apoio à iniciativa da prefeitura por moradores de cidades como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Além disso, o telefone tem recebido sugestões sobre reforço de pintura em algumas travessias de pedestres. Representantes de entidades privadas e de órgãos públicos também contatam a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para conhecer detalhes da campanha.
Sinal - A ideia consiste na adoção pela população de um novo sinal de trânsito. Ao atravessar uma faixa de segurança sem sinaleira, o pedestre deverá esticar o braço para sinalizar ao motorista a existência da faixa. Nas travessias sinalizadas por semáforos, esses continuam valendo.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, comemora. "É um momento ímpar em relações de civilidade, de cidadania. Aos poucos, o gesto de estender a mão para que os pedestres atravessem sem riscos de atropelamento nas faixas de segurança certamente irá fazer parte da rotina de todos nós, com o objetivo de reduzir os conflitos no trânsito", aposta.
Com a previsão de tempo chuvoso para amanhã, 12, no entanto, foram canceladas as ações anteriormente previstas de distribuição de material educativo em parques da cidade.

Nenhum comentário: