Translate

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

*A Política de Controle de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza no dia 9 de março, às 10h, no Hospital de Pronto Socorro (HPS), o curso Deixando de Fumar sem Mistérios. A capacitação é dirigida a servidores da prefeitura e do hospital, além de familiares e terceirizados. O objetivo é fazer com que os servidores se sensibilizem para abandonar o hábito de fumar. Os interessados podem se inscrever no período da tarde no HPS (entrada pela Venâncio Aires, 1136, 6º andar). Mais informações pelo telefone 3289-7885.
*O Banco de Sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) necessita de sangue de todos os tipos para repor o estoque antes do carnaval. Quem quiser ser doador pode procurar o Banco no térreo do HPS (Largo Teodoro Herzl, Bairro Bom Fim). O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, o Banco funciona das 8h às 12h.
De acordo com a médica hemoterapeuta do HPS, Eliete Pereira, mesmo com o estoque suficiente no momento, é necessária uma reserva maior de sangue para atender a demanda do Carnaval. Doação - Uma única doação pode salvar quatro vidas, porque o sangue é fracionado em quatro componentes, e cada um atende a diferentes necessidades. Plaquetas, por exemplo, são destinadas às pessoas com leucemia e utilizadas nas cirurgias cardíacas. Já o concentrado de hemáceas é mais indicado nos casos de acidente.
Outras informações pelo fone (51) 3289-7656.
Para ser doadorTer entre 18 e 65 anos Peso superior a 50 quilos Estar alimentado com um intervalo de no mínimo duas horas após o almoço Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas que antecedem à doação Homem deve ter doado há mais de 60 dias Mulher deve ter doado há mais de 90 diasNão estar grávida Não estar amamentando Não ter tido hepatite após os dez anos de idade Não ter tido contato com o inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas Não ter tido malária ou ter estado em região endêmica da mesmaNão sofrer de eplepsiaNão ter ou ter tido sífilis Não ser diabéticoNão ter tatuagem recente (menos de um ano) Já terem se passado pelo menos três meses de parto ou aborto Se você fez acupuntura ou colocou piercing com material descartável, deve aguardar três dias para a doaçãoNão ter recebido transfusão nos últimos 12 meses Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem à doação Não estar em risco de ter contraído doenças transmissíveis pelo sangue.
*Os alunos que solicitaram transferência ou reingresso na rede municipal de ensino deverão realizar suas inscrições nesta semana, entre hoje, 16, e sexta-feira, 20. Os resultados das solicitações foram divulgados nas escolas que receberam as demandas. Na primeira etapa de matrículas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) registrou cerca de 50 mil alunos.
A matrícula deve ser feita na escola aonde o candidato foi designado, e poderá ser efetivada pelos pais ou responsáveis, ou pelo próprio aluno (se for maior de 18 anos). A documentação necessária inclui atestado de vaga (fornecido pela Central de Matrículas ou pela escola de destino), histórico escolar (fornecido pela escola de origem), cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e comprovante de residência recente.
Não comparecendo no prazo estabelecido, o aluno perderá a vaga. O número de alunos matriculados e a formação definitiva das turmas serão divulgados no final de fevereiro. As aulas nas escolas municipais começa dia 4 de março.
*Campanha de conscientização para preservação do bugio, especialmente em razão da ocorrência de febre amarela entre diversos exemplares da espécie no estado, foi lançada hoje, 16, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) em parceria com a Sociedade Brasileira de Primatologia. Durante o ato, realizado na sede da Smam, o representante da empresa doadora, biólogo Gerson Bus, apresentou o material ilustrativo da campanha que é composta de 200 cartazes com figuras ilustrativas de bugios e texto explicando que esses animais, a exemplo dos seres humanos, são vítimas da febre amarela e não transmissores da doença.
As peças publicitárias serão enviadas às coordenadorias de saúde do estado, unidades de saúde da Zona Sul da Capital, Batalhão Ambiental, Emater, regionais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros.Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Professor Garcia, a questão da conservação do bugio é um tema que ultrapassa os limites municipais, por isso a preocupação da Smam e da Sociedade Brasileira de Primatologia em lançar campanha de divulgaçãosobre o tema no município e estado.
Bugio - O bugio é um primata que vive nas matas e se alimenta de folhas, frutos e flores. No estado há duas espécies: o bugio-ruivo e o bugio-preto. Ambos são vítimas da febre amarela pois vivem na copa das árvores, onde há presença dos mosquitos transmissores.
*O Carnaval de Bairro de Porto Alegre começa na segunda-feira, 23, com a Rua do Perdão, festa popular que tem entrada franca. Na Rua da República, em frente ao Teatro de Câmara Túlio Piva, a partir das 15h, haverá Baile Infantil, seguindo de Baile Adulto até às 24h.
Na manhã de hoje, 16, o Coordenador de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura, Lutti Pereira, reuniu-se na Usina do Gasômetro para acertar os detalhes finais da iniciativa, que tem o objetivo de resgatar os antigos carnavais, com a comunidade interagindo no processo. Participou do encontro, Sergio Eli, da Equipe de Eventos da EPTC, que vai interromper o trâsito na quadra da República entre João Alfredo e José do Patrocínio a partir das 10h.
Programação
23 de fevereiroRua do Perdão - Rua da República, em frente ao teatro de Câmara Tulio Piva.24 de fevereiroCentro - Rua Leopoldo Bier- Bairro Santana.28 de fevereiroIlhas – Avenida Presidente Vargas, lha da Pintada.1° de marçoAvenida Cruzeiro do Sul- Largo da Feira, Vila Cruzeiro.7 de marçoLeste – Rua Dr. Murtinho, Vila Bom Jesus.8 de marçoVila Mapa - Avenida Santos Dias da Silva, Região Lomba.14 de marçoHumaitá – Rua Graciano Camozzato.15 de marçoCristal, Rua Curupaiti.
*Ainda restam ingressos para os desfiles do grupo especial (sexta e sábado, 20 e 21) e das campeãs (dia 28) do Carnaval 2009. Na sexta-feira, 20, e sábado, 21, as bilheterias do Complexo Cultural do Porto Seco estarão abertas a partir das 18h, para vender ingressos para os portões D e E. Para dia 28, ainda há ingressos para todas as arquibancadas. No dia 22 a entrada é franca.
O valor é R$ 5,00 no desfile do grupo especial e R$ 3,00 no desfile das campeãs.
Leia mais sobre o Carnaval de Porto Alegre. Clique aqui.

Nenhum comentário: