Translate

terça-feira, fevereiro 17, 2009

*O Governo do Estado, através da Fundação Zoobotânica do RS, estará participando das comemorações do 50º aniversário do município de Barra do Ribeiro, de 16 a 20 do corrente, junto ao calçadão, com uma mostra representativa do ecossistema banhado.
Os banhados são ambientes naturais alagados, de modo temporário ou permanente, onde habitam plantas e animais adaptados à vida sob a influência da água. Inúmeras espécies de plantas aquáticas, peixes, anfíbios, répteis e aves, além de moluscos e insetos, entre outros, compõem uma biota exuberante típica destes ecossistemas. Em outras regiões do País são conhecidos como pântanos, brejos ou várzeas. Desempenham funções importantes como controle de inundações, carga e descarga de água subterrânea, proteção contra erosão, filtro natural de substãncias poluidoras, retenção de sedimentos, manutenção da diversidade biológica e locais de recreação, educação e pesquisa. Muitos ainda os consideram como áreas insalubres e sem utilidade, o que tem ocasionado sua destruição por aterros para obras de infra-estrutura, pela deposição de lixo e por drenagem para uso agropecuário.
A mostra é coordenada pelo Museu de Ciências Naturais/FZB-RS.
O Museu de Ciências Naturais/FZB-RS fica na Rua Dr. Salvador França, 1427 - Jardim Botânico e as salas de exposições permanente e de curta duração estão abertas para visitação pública de 3ª feira a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone 3320.2032 ou pelo email museamb@fzb.rs.gov.br.

Nenhum comentário: